Aluno encontra escorpião na merenda escolar em General Salgado

770
Escorpião é encontrado em merenda escolar em General Salgado — Foto: Arquivo pessoal

Secretaria de Educação informou que adotou medidas de higienização na instituição de ensino. Recentemente, em Votuporanga, alunos encontraram larvas na merenda escolar.


Alunos da Escola Estadual “Tonico Barão”, em General Salgado/SP, encontraram um escorpião na merenda escolar. O animal estava dentro do prato de comida de um dos estudantes. O caso chegou ao conhecimento das autoridades nesta terça-feira (18.jun).

A situação foi identificada após a divulgação de uma foto nas redes sociais. De acordo com informações apuradas, a comida foi servida aos estudantes que cursam o ensino médio e têm entre 14 e 17 anos. O escorpião estava em cima de uma folha de alface. Após terem acesso à imagem, os pais do aluno comunicaram a instituição de ensino.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que lamenta o ocorrido: “Logo após ter conhecimento do fato, a equipe gestora da escola retirou e higienizou os utensílios da cozinha. Os responsáveis pelo aluno que identificou o caso foram chamados para esclarecimentos. As informações serão repassadas aos demais funcionários da unidade”, diz a nota.

A Diretoria de Ensino de Fernandópolis/SP informou, ainda, que a dedetização da unidade de ensino foi realizada em abril deste ano, com validade até outubro, e que, até o momento, não havia registrado casos semelhantes na unidade citada.

Após a situação, a nutricionista da diretoria foi chamada para vistoriar a cozinha, especialmente nas vedações, e fez orientações quanto aos procedimentos de higienização e armazenamento dos alimentos, em especial as verduras.

Um representante do Núcleo de Obras e Manutenção Escolar (NOM) também esteve no local para realizar uma análise de todos os espaços escolares e verificar as condições de higiene e limpeza.

Por sua vez, a Prefeitura de General Salgado, responsável pela cozinha piloto da cidade, explicou que “as verduras são recebidas embaladas do fornecedor e que a responsabilidade pela higienização, manipulação e preparo é da escola estadual.”

Nas últimas semanas, questões como higiene e conservação dos alimentos tem sido colocadas em xeque no noroeste paulista. Em Votuporanga/SP, por exemplo, alunos encontraram larvas na refeição servida na Escola Estadual ‘Uzenir Coelho Zeitune’.