Técnico alterou esquema tático por conta de lesões, conseguiu voltar a vencer após mais de um mês, e deu passo importante por vaga direta na próxima Libertadores.
Abel Ferreira voltará a comandar o Palmeiras após dois jogos suspenso pelo STJD. Nesta quarta-feira, às 20h, contra o São Paulo, no Allianz Parque, o treinador voltará a ficar no banco de reservas e com algumas missões a serem cumpridas nos últimos dez jogos do ano.
Após encerrar uma sequência de seis jogos sem vencer e que durou mais de um mês, o Verdão retomou o quarto lugar no Campeonato Brasileiro. Além disso, a vitória contra o Coritiba, no fim de semana, mostrou uma variação tática que parece ter surtido efeito e pode ser uma alternativa para o término da temporada.
A busca pelo time ideal, por uma vaga direta na próxima edição da Libertadores e a melhora do desempenho são os principais desafios do treinador antes de encerrar a sua terceira temporada completa no comando do Verdão.
Vaga direta na Libertadores
Com 12 pontos de distância para o Botafogo, líder do Brasileirão, o Palmeiras se apega ao grande objetivo que restou nesta temporada: uma das vagas diretas na próxima edição da Conmebol Libertadores.
Neste momento, apenas os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro garantem a classificação para a fase de grupos do torneio sul-americano na próxima temporada. O G-4 pode virar G-6 caso Fluminense e Fortaleza vençam Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, e terminem entre os quatro primeiros colocados da competição nacional.
Abel tem como objetivo se garantir entre os quatro primeiros colocados. Segundo o Espião Estatístico, o Palmeiras tem, neste momento, mais de 51% de chances de garantir uma das vagas na Libertadores. Botafogo (99,8%); Bragantino (93,4%) e Flamengo (70,2%) estão à frente do Verdão na disputa.
Esquema tático x lesões
A vitória sobre o Coritiba foi mais uma tentativa de Abel com o esquema de três zagueiros, algo testado em outras oportunidades na temporada. A formação pode ser uma alternativa para buscar o time ideal após as lesões de Dudu e Gabriel Menino, que só devem retornar na próxima temporada.
A utilização de três zagueiros não é novidade no Palmeiras com Abel. O esquema foi utilizado recentemente, como na primeira partida da semifinal da Libertadores contra o Boca Juniors. A diferença é que em Buenos Aires o lateral Marcos Rocha fez a linha defensiva ao lado de Gustavo Gómez e Murilo. Contra o Coritiba, no domingo, Luan formou o trio de zagueiros com o lateral ficando no banco de reservas.
A mudança no esquema pode ser uma alternativa para as ausências de Dudu e Gabriel Menino. A dupla passou por cirurgias no joelho e tornozelo, respectivamente, e só deve retornar na próxima temporada. Com isso, a utilização de três zagueiros pode ser frequente.
Na tabela do Brasileirão
O Palmeiras é o quarto colocado do Brasileirão com 47 pontos. Em 28 rodadas, foram 14 vitórias, oito empates e sete derrotas. O Verdão marcou 42 gols e sofreu outros 24, tendo 55% de aproveitamento desde o início da competição.
*Com informações do ge