Com cinco vagas abertas na lista A, Peixe tem até 10 de fevereiro para definir todos os inscritos; além de possível reforço, Odair Hellmann tem dúvidas em outros setores.
O técnico Odair Hellmann tem quebrado a cabeça para fechar a lista de inscritos do Santos para a primeira fase do Campeonato Paulista. Após praticamente metade da primeira fase já disputada, o Peixe ainda tem cinco vagas abertas na lista A, que poderão ser preenchidas até o dia 10 de fevereiro.
A lista A do Paulistão é composta por, no máximo, 26 atletas. Ela é destinada aos jogadores que não são formados pelo clube ou que tiveram passagem pela base, mas são nascidos antes de 2002. O treinador do Peixe tem falado em fechar a lista até esta sexta-feira. Para isso, Hellmann precisará resolver diversas questões. Uma delas é Lucas Lima.
O meia de 32 anos está livre no mercado depois do término do contrato com o Palmeiras. O nome dele passou a ser discutido e pode ser anunciado nos próximos dias. A ideia é que Lucas Lima chegue à Vila Belmiro num contrato de produtividade, com poucos riscos ao Peixe.
Outra situação que Odair Hellmann precisa definir é a do atacante Raniel. Artilheiro da temporada passada no Vasco da Gama, o jogador negociava a ida para o futebol mexicano, mas a transferência não se concretizou. Com isso, o Santos estuda a inscrição dele no Paulistão.
Também existe o dilema envolvendo a lateral esquerda do Peixe. Hoje, somente Lucas Pires está inscrito. Felipe Jonatan, recuperado de uma lombalgia, iniciou trabalhos individuais no gramado, mas ainda precisará realizar uma pré-temporada para voltar a jogar. Kevyson, que é do time sub-20, estava disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior e também surge como opção. Em qualquer situação, um dos dois ocuparia uma das vagas da lista A.
Odair Hellmann também gostaria de contar com um quarto goleiro na lista de inscritos. Hoje, João Paulo, Vladimir e Diógenes estão inscritos. Paulo Mazoti e Breno disputam uma vaga.
Ainda existem outros atletas que se recuperam de lesões e também estão fora. São os casos do zagueiro Alex e do meia Ed Carlos. Os dois estão em fase de transição e ainda vivem indefinição em relação ao estadual.
Já Miguelito vive uma situação delicada. O meia de 18 anos lida com a perda da mãe, que faleceu em janeiro. O jogador retornou aos treinos na última segunda-feira após um período na Bolívia. Recuperado de uma lesão no joelho, ele precisa recuperar a forma física, mas o Peixe pretende utilizar o atleta apenas quando ele estiver bem, também, na parte mental.
O treinador do Santos também pode usar jogadores inscritos na lista B do Paulistão, que não possui um limite de atletas. Essa é destinada para formados nas categorias de base e que tenham, no mínimo, 12 meses de vínculo com o clube. Outro quesito para inscrição nesta lista é ter, no mínimo, 16 anos ou ser nascido até 2002.
O Peixe relacionou, até o momento, 10 jogadores nesta lista: Ângelo (atacante), Cadu (lateral-direito), Deivid (atacante), Derick (zagueiro), Gabriel Pirani (meia), Hyan (volante), Ivonei (meia), Balão (volante), Marcos Leonardo (atacante) e Sandry (meia).
*Com informações do ge