Medida foi prorrogada também em Osaka, Kyoto e Hyogo e agora passa a valer nos departamentos de Aichi e Fukuoka.
Faltando 77 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o governo japonês decidiu nesta sexta-feira (7) estender o estado de emergência na capital e em várias regiões do país.
A medida anunciada pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga vale até 31 de maio e foi adotada devido ao número de casos de Covid-19.
As medidas estão em vigor desde o fim de abril e pode ser prorrogada mais vezes.
Além de Tóquio, a medida foi prorrogada também em Osaka, Kyoto e Hyogo e agora passa a valer nos departamentos de Aichi e Fukuoka.
Os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.
O evento deveria ter acontecido em 2020 e foi adiado em um ano devido à pandemia.
Críticas aos Jogos
O governo japonês e a organização dos Jogos têm sido criticados e pressionados a cancelarem o evento devido à pandemia — o que já foi descartado diversas vezes por ambas as partes.
O Comitê Organizador Local já disse que a Olimpíada vai ocorrer “independentemente da pandemia” e garante que os Jogos de Tóquio serão um evento seguro.
Covid-19 no Japão
O Japão tem registrado uma média diária de 5 mil infectados e 60 mortes por Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 625 mil casos confirmados e 10,5 mil óbitos.
O país tem cerca de 126 milhões de habitantes e é o 11º mais populoso do mundo, atrás do México (128 milhões) e à frente da Etiópia (114 milhões).
*Com informações do globoesporte