De 18 a 26 de outubro, apresentações serão realizadas no Centro de Convenções e no Parque da Cultura.
A 14ª Mostra de Teatro Deco D’Antonio promete encantar o público com uma programação diversificada, reunindo grupos teatrais de diferentes estilos e linguagens. O evento fortalece a cena teatral e integra o calendário cultural de Votuporanga, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar a riqueza e a emoção do palco.
A Mostra, que valoriza a produção cênica local e regional, será realizada entre os dias 18 e 26 de outubro, com apresentações gratuitas no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e no Centro Cultural e Parque da Cultura “Profª Adoração Esteves Garcia Hernandez”.
A programação abre no dia 18 de outubro, às 19h30, com o espetáculo “O Testamento”, da Cia Teatro de Maria, indicado para maiores de 10 anos e apresentado com o apoio do Grupo Espírita Maria de Nazaré.
No dia 21 de outubro, às 19h30, o palco recebe o grupo do IFSP, com “Aquele que diz sim, Aquele que diz não”, de Bertolt Brecht, sob direção de Eduardo Catanozi (classificação 12 anos).
A Mostra segue no dia 22 de outubro, também às 19h30, com a Cia Atenas, que encena “Isso não é uma história sobre borboletas”, criação de João Vitor Teixeira dos Santos, voltada ao público a partir de 10 anos.
No dia 25 de outubro, às 19h30, é a vez da Cia Epifaníaca apresentar o espetáculo “Vermelho”, dirigido por Joyce Greyce Veloso Soares, indicado para maiores de 14 anos.
Encerrando a programação, no sábado, 26 de outubro, duas apresentações movimentam o público: às 17h, a Abayomi Cia de Teatro encena “Dos Confins do Beleleu”, de Esmeraldina Reis do Araújo (classificação livre); e às 19h, a Cia Hecatombe leva ao Centro Cultural e Parque da Cultura o espetáculo “ØDISSE.IA”, de Homero Caneco (classificação a partir de 10 anos).
A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, destaca a importância do evento: “Celebrar a Mostra Deco D’Antonio é celebrar a força do teatro e o legado de um artista que ajudou a construir a história cultural de Votuporanga. Cada edição reforça nosso compromisso com a valorização dos artistas locais, com a formação de público e com o acesso gratuito à arte e à cultura. O teatro transforma, emociona e aproxima as pessoas, e é isso que queremos proporcionar à nossa comunidade”, finaliza.
Quem foi Deco D’Antonio
Emannuel Tadeu Camargo D’Antonio, mais conhecido como Deco D’Antonio, nasceu em Valparaíso/SP e mudou-se para Votuporanga aos 9 anos. Viveu na cidade até os 19, estudou em Bauru e posteriormente se mudou para São Paulo, onde manteve uma oficina de arte, produzindo cenários teatrais, decorações, alegorias de escolas de samba, vitrines, painéis e telas. Atuava como ator e também dirigia peças.
Retornou a Votuporanga em 1996, quando assumiu a direção da Cia Paulista de Anarquia e Arte “Das Tipas ao Coração”, com a qual montou a peça Contos e Causos.
No início de 2001 passou a lecionar teatro, afastando-se pouco tempo depois por motivos de saúde, vindo a falecer em outubro daquele ano.
Em suas obras, era notória a preocupação com a sustentabilidade, reutilizando materiais como madeira, papel e garrafas plásticas. Seu legado artístico e humano segue vivo e inspirador, sendo celebrado a cada nova edição da Mostra de Teatro que leva seu nome.