Yago Fernandes é convocado para as Paralimpíadas Escolares 2023 

1373
Yago Fernandes e Marcinho Fukuiama durante os Jogos Escolares Paralímpicos do Estado de São Paulo de 2023 – Foto: Reprodução

O votuporanguense treinado pelo professor Marcinho Fukuiama vai representar o Estado de São Paulo na etapa nacional de Paratletismo.


O aluno Yago Fernandes da Escola Estadual Profª Enny Tereza Longo Fracaro, localizada no bairro Pozzobon, na zona norte de Votuporanga/SP, foi convocado para representar o Estado de São Paulo na etapa nacional de Paratletismo nas Paralimpíadas Escolares 2023. 

Yago, de 11 anos, é treinado pelo professor Marcinho Fukuiama, que ao Diário, contou o brilhantismo de seu pupilo: “O garoto que perdeu a perna com oito anos de idade e encontrou no Atletismo a possibilidade de se tornar um atleta de alto rendimento, e quem sabe no futuro, um atleta profissional, já que em seu primeiro ano de participação conquistou o título Paulista e da fase Sul/Sudeste da competição em três provas de salto e corridas na classe T 42.” 

A fase Nacional acontecerá entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, um dos mais modernos do mundo, localizado no bairro Jabaquara, na capital paulista.  

Fukuiama ressalta que o evento esportivo reunirá atletas de todos os estados da federação em 12 modalidades paralímpicas, sendo mais de mil atletas participantes. A competição é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. 

O técnico salientou os desafios financeiros para custear a participação e contou que movimentou uma grande campanha para arrecadar fundos para que fosse possível a participação da equipe toda da escola, já que as despesas com materiais, transportes e alimentação são bastantes altas: “Conseguimos também graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Votuporanga, através do secretário de Esportes e Lazer, Marcello Stringari, amigos e das empresas Polizeli Parafusos, Padoca do Libanês, Bicho Feliz e Di Calçados.”