Prefeitura tenta reverter epidemia de dengue em Votuporanga

530

Em uma Audiência Pública que será realizada na próxima sexta-feira, a Secretaria da Saúde apresentará as medidas que estão sendo tomadas para conter o avanço da epidemia no Município, e as estratégias para suprir a demanda de pacientes com a doença

Votuporanga confirmou 148 casos de dengue em 2020. Outros 700 casos estão sendo investigados. Segundo a Vigilância Sanitária, ações estão sendo realizadas para evitar novos casos. A cada 15 dias, a vigilância faz vistorias em ecopontos, borracharias e ferros-velhos.

Além disso, agentes de saúde estão visitando as casas para orientar moradores e eliminar criadouros.

Casos de dengue explodem em Votuporanga

A Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na zona norte da cidade vai fazer atendimentos exclusivos para pacientes com sintomas de dengue.

Uma sala extra de hidratação começou a funcionar nessa mesma UBS, nesta terça (21). No ano passado, Votuporanga registrou 6 mil casos e um homem morreu.

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre a Dengue nesta sexta-feira

Secretaria da Saúde apresentará as medidas que estão sendo tomadas para conter o avanço da epidemia no Município, e as estratégias para suprir a demanda de pacientes com a doença

A intensificação das ações de controle ao Aedes Aegypti e a ampliação no atendimento aos pacientes com suspeita da doença estão sendo executadas pelo Poder Público do Município desde o primeiro semestre de 2019. Portanto, neste momento, em que o número de pessoas acometidas pela dengue vem crescendo dia a dia no Município, é de suma importância convocar à população a limpar seus quintais e terrenos, retirando qualquer material que possa acumular água parada. Em menos de 30 dias, Votuporanga já registra mais de 150 casos da doença.

Preocupados com a situação, a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde, promove nesta sexta-feira (24/1) uma Audiência Pública sobre a Dengue, na Sala Cinema Cultural, no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura, a partir das 16h. A participação da comunidade é fundamental neste momento em que o Município atravessa pela epidemia da doença.

A Secretária da Saúde, Márcia Cristina Fernandes Prado Reina, juntamente com sua equipe técnica, apresentará as estratégias da Pasta que estão sendo desempenhadas para conter o avanço das arboviroses, assim como a ampliação das medidas adotadas para o atendimento de pacientes com a doença nos serviços de saúde do Município.

Participam também da Audiência, os órgãos vinculados à Prefeitura que atuam diretamente no trabalho de combate ao vetor, Saev Ambiental e as Secretarias Municipais de Obras, Cidade e Controladoria. Serão abordados os serviços que são desenvolvidos e os desafios para este ano de 2020.

A Sala Cinema Cultural, no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura, está localizado à Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 – Jardim Alvorada.