Votuporanga tem 1º dia sem registro de casos e 16 dias sem mortes por Covid-19

412

Município confirmou um óbito que estava em investigação desde o dia 12 de outubro, quando foi registrado como suspeito. Se trata de uma mulher, de 73 anos, com comorbidades.


Nesta quarta-feira (10), Votuporanga comemora, pela primeira vez, nenhum registro de casos positivos de Covid-19 em 24 horas. Há 16 dias o município também não registra mortes causadas pela doença. O novo cenário é graças ao avanço da campanha de vacinação, em que Votuporanga já conta com mais de 75% da população imunizada com as duas doses. Ressaltando que o óbito confirmado nesta quarta estava em investigação desde o dia 12 de outubro, quando foi registrado como suspeito. Se trata de uma mulher, de 73 anos, com comorbidades.

A campanha segue em Votuporanga vacinando com a primeira dose adolescentes de 12 a 17 anos e adultos com 18 anos ou mais que perderam o prazo de se imunizar anteriormente; com a segunda dose, todos que estão no prazo e, com a terceira dose, quem tem 60 anos ou mais e profissionais da saúde, ambos com a segunda dose aplicada há, pelo menos, seis meses; e pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias. 

Pessoas que irão viajar ao exterior poderão antecipar a segunda dose ou tomar a terceira dose desde que comprovem no ato da vacinação o agendamento da referida viagem, com apresentação da emissão da passagem por transporte aéreo, terrestre ou portuário. 

Desta forma, quem tomou as duas doses da Coronavac e vai viajar para o exterior poderá receber uma terceira dose de outro imunizante aceito pelo país de destino. Neste caso, o intervalo mínimo entre a segunda e a terceira dose deve ser de 28 dias. 

Para aqueles que irão viajar e que não concluíram o esquema com as duas doses, poderão tomar a segunda dose com prazo antecipado que varia de acordo com a marca do imunizante. Sendo assim, quem tomou Pfizer, pode receber a segunda dose com 21 dias em qualquer faixa etária, inclusive adolescentes. E quem tomou Astrazeneca pode antecipar a segunda dose com 28 dias, mesmo prazo mantido entre as duas doses da Coronavac.