Votuporanga inicia campanha de vacinação contra a gripe na segunda

865

Campanha segue até o dia 9 de julho e terá três etapas; público alvo deve procurar as unidades de saúde para receber a vacina.


Começa na segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Em Votuporanga/SP, as doses serão aplicadas em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h. Para receber a vacina, é necessário apresentar documentos pessoais com foto, CPF, comprovante de residência, Cartão SUS e carteira de vacina.

Neste ano, a campanha será realizada em paralelo com a vacinação contra a Covid-19 e, por isso, a orientação é obedecer ao intervalo mínimo de 14 dias, priorizando a vacina contra o Coronavírus. 

Participam da primeira etapa da campanha contra a gripe, no período de 12 de abril a 10 de maio, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhador da saúde. Na segunda etapa, prevista para ocorrer entre os dias 11 de maio e 8 de junho, deverão ser vacinados pessoas com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. 

Por fim, na última etapa, que vai de 9 de junho a 9 de julho, serão imunizadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas. 

A vacina contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. 

Em um cenário de saturação dos serviços de saúde, em razão do atendimento de pacientes de Covid-19, a vacinação contra a influenza é de extrema importância para proteger populações vulneráveis em risco de desenvolver formas graves da doença e reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas à influenza, aliviando a sobrecarga no sistema de saúde durante a pandemia pela Covid-19.