
Fábio Ladeia e Flávia Braga Chaves participaram da prova de arremesso de peso e trouxeram para casa duas medalhas de prata.
Votuporanga subiu ao pódio no Circuito Brasil Loterias Caixa 2025, uma das maiores competições paralímpicas do país. O evento foi realizado de 23 a 25 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A equipe é vinculada à Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio da Unifev e do Votuclube, e tem como técnico Carlos Alberto Maranho (Cacau) e preparador físico Roberto Fernandes.
Durante a 1ª Fase Nacional de Atletismo Paralímpico, os atletas Fábio Ladeia e Flávia Braga Chaves representaram o município na prova de arremesso de peso e conquistaram, cada um, uma medalha de prata.
Flávia conquistou a segunda colocação após o Comitê Paralímpico Brasileiro unificar as classes funcionais F53 e F54, a fim de equilibrar o número de participantes por prova. Dessa forma, ela competiu diretamente com Beth Gomes, campeã mundial e paralímpica, que pertence a uma classe funcional diferente. Ainda assim, Flávia segue como campeã brasileira da sua categoria e quebrou mais um recorde pessoal, com a excelente marca de 6,16 metros.
Fábio também brilhou na competição, com um arremesso de 7,83 metros, ficando atrás apenas de Walace, atual campeão mundial e paralímpico da modalidade.
Os dois atletas vêm se preparando intensamente durante toda a temporada, com foco nos principais desafios do calendário, especialmente no período entre outubro e dezembro, quando serão realizados o Meeting e o Campeonato Brasileiro.
Flávia comemorou a conquista: “Eu só tenho que agradecer a Deus por tantas pessoas que me apoiam e incentivam a cada dia. Sou grata à minha família, aos amigos que torceram por mim, à minha equipe, ao técnico Cacau Maranho e ao preparador físico Roberto, por toda a dedicação, cuidado e ensinamentos. Agora é mais foco, força e dedicação para as próximas competições. Que seja uma temporada abençoada e de sucesso.”
O secretário de Esportes e Lazer, Marcello Arenas Stringari, destacou a importância do resultado: “Essas conquistas demonstram a força, a dedicação e a superação dos atletas de Votuporanga, que mais uma vez elevam o nome da cidade no cenário esportivo nacional. Deixo também meu agradecimento especial ao prefeito Jorge Seba, que apoia e incentiva o esporte, especialmente o paradesporto, garantindo estrutura e condições para que nossos atletas possam treinar e competir em alto nível. Seguimos acreditando no poder transformador do esporte e celebrando cada vitória com muito orgulho.”
Os atletas de Votuporanga ainda terão uma agenda cheia até o fim do ano:
- Junho – 2ª fase da etapa nacional
- Agosto – PARESP (Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo)
- Setembro – Meeting (Jogos Paralímpicos Universitários)
- Dezembro – Campeonato Brasileiro