O município que lidera o triste ranking de mortes no noroeste paulista registra mais de 5,1 mil casos da doença, e outros 3.307 estão em investigação.
A Secretária Municipal de Saúde de Votuporanga/SP confirmou nesta quarta-feira (12.jun), a 8ª morte por dengue em 2024, em Votuporanga/SP. A cidade decretou epidemia da doença em fevereiro deste ano.
Votuporanga também registra 5.121 casos positivos da doença e outros 3.307 estão em investigação; além disso, 11 casos de dengue sorotipo 3 foram registrados, desde o reaparecimento da variante no ano passado. Município também já soma 11 casos de chikungunya e outros 5 são investigados.
Para se ter uma noção da gravidade da situação da dengue em Votuporanga no ano de 2024, em comparação com o ano passado inteiro, o município registrou, segundo dados da Secretaria da Saúde, 1.107 casos positivos, sendo 12 do tipo DENV3 e nenhum óbito.
No noroeste paulista, segundo dados apurados na última semana, são mais de 41 mil casos e 40 mortes por dengue, sendo que Votuporanga segue liderando o triste ranking de óbitos: Votuporanga (8), Catanduva (4), Olímpia (3), Mirassolândia (2), Rio Preto (2), Palmares Paulista (2), Itajobi (2), Parisi (2), Ariranha (2), Irapuã (2), Cardoso (1), Onda Verde (1), Barbosa (1), Bady Bassitt (1), Elisiário (1), Araçatuba (1), Lourdes (1), São Francisco (1), Cajobi (1), Severínia (1) e Tabapuã (1).
Prevenção
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.