Votuporanga abre ambulatório especializado no atendimento de pacientes com dengue em parceria com Unifev e Santa Casa

117
Votuporanga abre ambulatório especializado no atendimento de pacientes com dengue em parceria com Unifev e Santa Casa - Foto: Reprodução

Anexo ao câmpus Centro da Unifev, o atendimento ocorre das 7h até meia-noite.


Começou a funcionar nesta segunda-feira (3) um ambulatório especializado no atendimento de pacientes com dengue, em um prédio anexo ao câmpus Centro da Unifev, na Rua Paraná, 3577. O atendimento ocorre das 7h até meia-noite, inclusive domingos e feriados.

Estiveram presentes na abertura o prefeito, Jorge Seba, o vice, Luiz Torrinha, a secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento, a gestora estratégica da Santa Casa Marilza Cardi, o diretor-presidente da FEV, Celso Penha Vasconcelos, o Reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, o pró-reitor, Prof. Me. Walter Francisco Sampaio Filho, o vice-provedor da Santa Casa, Carlos Humberto Tonanni Marão e o representante da Câmara de Vereadores, Marcos Moreno.

O diretor-presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos, destacou que “a participação da Unifev é com a cessão do espaço, a adequação para o atendimento e também a participação do corpo discente e docente do curso de Medicina. Acredito que a contribuição da Instituição é bastante significativa para auxiliar no combate à dengue”.

De acordo com o prefeito, “São aproximadamente 20 profissionais trabalhando de hoje até final de junho diariamente. A abertura deste espaço foi propiciada pelo contrato da Prefeitura com a OS da Santa Casa, e aproveito para agradecer a direção e a todos os profissionais envolvidos da Santa Casa, e agradecer também a parceria da Unifev, que adequou e disponibilizou este espaço para que a recepção possa acontecer da melhor forma possível, inclusive com profissionais que poderão atender. É um conjunto de forças, Prefeitura, Unifev e Santa Casa, para tentar diluir bastante os casos. Outro trabalho é o combate direto aos focos feito nos quintais, nos bairros, pelos agentes da Secretaria da Saúde”.

Segundo a secretária de Saúde, “o dengário vem pra desafogar as unidades básicas de saúde e o pronto atendimento. Todas as unidades continuam atendendo pessoas com sintomas da dengue. Este é um local exclusivo e específico para os casos de dengue, quando as pessoas precisam ser monitoradas por vários dias”, destaca Ivonete Félix do Nascimento.

O vice-provedor da Santa Casa parabenizou a todos os envolvidos nesta ação de montagem de uma grande estrutura, inovadora na região. “É o acolhimento aos casos suspeitos de dengue e tratamento, com hidratação e monitoramento, para que a gente passe por este período crítico. É muito importante a união de forças das entidades para evitar a gravidade da doença na população”.