Você sabe o que faz um técnico em segurança do trabalho?

115

Área tem alto índice de empregabilidade e vasto leque de oportunidades; Senac Votuporanga está com inscrições abertas para o curso.


Apesar dos constantes avanços, os registros de acidentes de trabalho por todo o Brasil seguem extremamente elevados. Entre 2015 e 2019 o país registrou, em média, 611 mil acidentes de trabalho por ano, sendo que 14 mil resultaram em sequelas permanentes e 2,3 mil levaram à morte. Os dados são da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que pertence ao Ministério da Economia.

Esses números preocupam tanto pelas consequências, às vezes irreversíveis, na vida do trabalhador quanto pelo impacto econômico para as empresas, gerando altos custos para os empregadores.

Por conta disso, o técnico em segurança do trabalho assume uma posição fundamental dentro de qualquer negócio. Sua presença nas organizações agrega valor à produção de bens e serviços, traduzindo a preocupação da empresa com a qualidade de vida e segurança dos trabalhadores.

Mas, você sabe o que faz um técnico em segurança do trabalho?

Essencialmente, cabe a esse profissional garantir que as empresas cumpram uma série de normas estabelecidas pela legislação trabalhista brasileira que contribuem para a prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, ele é responsável por adotar estratégias que levem os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro.

Também faz parte da função implantar preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, ao processo produtivo e ao controle de custos das empresas.

Segundo o docente do curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac Votuporanga, Adriano Marques, por conta de sua importância no quadro de funcionários, o índice de empregabilidade dessa área é alto, com um vasto leque de oportunidades.

“Os técnicos podem atuar em organizações particulares e públicas, independentemente do tamanho. Eles estão entre os principais profissionais dentro de uma grande empresa, pois zelam pela saúde e segurança de todos os funcionários. E são responsáveis por promover qualidade de vida e bem-estar”, afirma. “É uma área que possibilita grandes oportunidades de emprego e carreira, com remuneração de média a alta para quem busca qualificação e atualização constante”, completa o docente.

O Senac de Votuporanga está com inscrições abertas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho. São 35 vagas, sendo 15 para bolsas de estudo. Para saber mais sobre o processo de bolsas e as inscrições, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-votuporanga.