Vereador pede que Prefeitura terceirize vagas em creches para suprir demanda 

510
Vereador Thiago Gualberto (PSD) em sessão da Câmara - Foto: Diário de Votuporanga

“Muitos pais estão perdendo oportunidades de emprego por não terem onde deixar os seus filhos”, explicou Thiago Gualberto (PSD), afirmando ainda que medida seria temporária, visando zerar a lista de espera por vagas em creches de Votuporanga, até a conclusão das unidades de ensino.


Durante a 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga/SP, da última segunda-feira (10.abr), o vereador Thiago Gualberto (PSD) apresentou por indicação um pedido para que a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, contrate vagas temporárias em creches particulares para a atender as crianças que estão na fila de espera no município.

De acordo com o parlamentar, muitos pais estão perdendo oportunidades de emprego por não terem onde deixar os seus filhos. A iniciativa busca aliviar a demanda de vagas do sistema público, que cresceu com o cancelamento de matrículas do sistema privado em decorrência da pandemia da Covid-19 nos últimos anos e da vinda da mudança de pessoas de outros municípios para Votuporanga.

“Um dos maiores problemas que nossa cidade enfrenta, é a falta de vagas em creches, prejudicando famílias que necessitam trabalhar e não possuem condições de arcar com o custo de uma unidade particular, ou até mesmo uma pessoa para cuidar de seus filhos”, explicou Gualberto.

Em dezembro do ano passado, conforme noticiado pelo Diário, um relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), apontavam 699 crianças na “fila”; a época, procurada pela reportagem à Prefeitura afirmou que havia reduzido a lista de espera. E salientou que duas unidades escolares estão em construção no município, nos bairros Carobeiras e Cidade Jardim; contudo, não há previsão para inauguração.