Unifev sedia 9º Congresso Internacional de Educação 

482
Unifev sedia 9º Congresso Internacional de Educação - Foto: Reprodução

Mais de 2 mil profissionais de Votuporanga e região participam do encontro que termina nesta sexta-feira; evento acontece na Cidade Universitária.


A Unifev mais uma vez sediou o 9° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (Cienp), produzido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Noroeste Paulista em parceria com a Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA). O evento acontece nesta quinta-feira (25.jul) e sexta-feira (26), nas instalações da Cidade Universitária.

Durante esta manhã, na cerimônia de abertura do evento, estiveram presentes o diretor 1º tesoureiro da Fundação Educacional de Votuporanga, o advogado Celso Penha Vasconcelos; o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon; o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Anderson Indalécio Bençal; o deputado estadual, Carlão Pignatari; a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Votuporanga, Rose Seba; o secretário da educação de Votuporanga e coordenador executivo do ADE Noroeste, Marcelo Batista; bem como autoridades locais e regionais.

Mais de 2 mil educadores, entre professores, gestores, secretários e lideranças da área da educação, de 100 cidades brasileiras, estão reunidos para debater sobre o tema do evento deste ano: a “Fluência Leitora – um marco para a educação brasileira”. Por meio de palestras, oficinas, minicursos e bate-papos, os participantes terão, ao longo dos dois dias de programação, a chance de discutir e aprender mais sobre essa área da educação.

O primeiro dia do evento contou com a realização de três palestras. A abertura foi feita pela palestrante Márcia Bernardes, coordenadora do Programa Alfabetiza Juntos SP e articuladora estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Márcia também possui especialização em Psicopedagogia, Supervisão Escolar, Gestão na Educação Infantil e em Alfabetização. Já atuou e atua em diversas frentes e grupos de trabalho relacionados às políticas públicas educacionais, regime de colaboração, financiamento da educação, ensino híbrido, formação de professores e educação infantil no Estado de São Paulo e na esfera federal. Já foi presidente da Undime São Paulo e, também, vice-presidente da instituição.

Na sequência falaram a palestrante Maria Inês Fini, Doutora em Ciências – Educação, pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Social e do Trabalho, fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, Diretora do INEP/MEC, sendo responsável pela criação e implementação do Enem e do Encceja, foi diretora do PISA no Brasil e desde maio de 2016 é presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); e Marialba Carneiro, que possui trinta anos de experiência na Área Educacional em rede pública e privada, foi diretora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo por 22 anos, secretária municipal de Educação da Estância Turística de Pereira Barreto, foi presidente da Undime-SP e gerente de projetos do Ministério de Educação. Atualmente é assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Segundo o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, a parceria entre a Instituição, a ADE e a AMA reforça a força da educação e o seu impacto na sociedade. “Estamos muito felizes em poder receber, mais uma vez, um evento tão grandioso e importante para a educação como é o Cienp. É sempre uma honra e um benefício para toda a sociedade quando educadores e gestores dos municípios se reúnem para adquirir novos conhecimentos e debater sobre melhorias no nosso setor”, concluiu. 

O evento termina nesta sexta-feira com as palestras de Janine Rodrigues, educadora, escritora, psicanalista, especialista em diversidade, letramento racial, relações étnico-raciais e antirracismo, considerada pela Forbes umas das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a educação no Brasil, eleita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) uma das maiores lideranças em diversidade e educação da América Latina e do Caribe; e do jornalista, escritor, filósofo e professor livre-docente da área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros Filho.