Evento será realizado no dia 26 de novembro e propõe um espaço de diálogo, reflexão e valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.
A Unifev realizará, no dia 26 de novembro, o III Colóquio sobre Consciência Negra, uma ação formativa que tem como propósito estimular a reflexão, o diálogo e o aprendizado sobre a diversidade étnico-racial. O evento acontecerá das 19h30 às 22h30, no câmpus Centro, e reunirá estudantes, professores e convidados em um momento de debate e valorização da história e da cultura afro-brasileira.
Organizado pelos docentes Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio, Prof. Me. Camilo Augusto Giamatei Esteluti e Profa. Ma. Karina de Oliveira, o Colóquio busca incentivar a formação de professores comprometidos com uma prática pedagógica antirracista e inclusiva, além de promover o respeito e o reconhecimento das identidades negras dentro e fora do espaço escolar.
Segundo o Prof. Dr. Anderson Bençal Indalécio, o evento representa uma oportunidade importante de reflexão e engajamento coletivo. “O Colóquio é um espaço para escuta, aprendizado e construção de conhecimento crítico. Discutir a Consciência Negra no ambiente acadêmico é essencial para formar professores e cidadãos capazes de atuar com sensibilidade, respeito e compromisso com a igualdade racial”, destacou.
O evento contará com três palestras temáticas. Jamile Ferreira de Oliveira falará sobre “Gestão escolar e diversidade: desafios e estratégias para a promoção da igualdade racial”; Luana Lucindo dos Santos, sobre “A construção da autoestima e da identidade na sala de aula”; e Maristela Maranho Antonieto abordará o tema “Educação e Consciência Negra: caminhos para enfrentar o racismo nas escolas”.
O III Colóquio sobre Consciência Negra também contará com o protagonismo de alunos negros do curso de Pedagogia, que serão responsáveis pela apresentação do evento e das palestrantes, reforçando a importância da representatividade nas ações acadêmicas.
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica, e tem como objetivo a promoção da diversidade, da igualdade racial e de uma educação plural e humanizada.





