Os indicadores climáticos, coletados na Estação Meteorológica localizada na Cidade Universitária, estão disponíveis ao público na página inicial do site unifev.edu.br
Quer saber a temperatura em Votuporanga agora? Basta acessar a página inicial do site da Unifev (unifev.edu.br). A Estação Meteorológica da Instituição disponibiliza essa e outras informações, como umidade do ar, chuva, velocidade do vento, radiação solar e pressão atmosférica, em tempo real para toda a população.
A Estação, que coleta dados e indicadores climáticos, está instalada na área agrícola da Cidade Universitária e em funcionamento desde 27 de maio deste ano. O projeto foi idealizado e desenvolvido pelo curso de Agronomia e pelo Núcleo de Valorização do Meio Ambiente (NVMA), com o suporte técnico dos setores de Infraestrutura e Sistemas (TI).
São utilizados diversos instrumentos, incluindo pluviômetros (para medição da chuva), uma mini estação meteorológica analógica, um abrigo meteorológico, barômetro analógico, termômetro de máxima e mínima, higrômetro, tanque classe A e uma estação meteorológica digital.
De acordo com o coordenador do NVMA, Prof. Dr. Juliano Costa da Silva, após a fase de testes, os indicadores foram liberados e agora estão abertos para a consulta de toda a comunidade. “As observações são atualizadas a cada 1 minuto e transmitidas para o site da Unifev instantaneamente. São referências essenciais para todos, mas principalmente para o setor rural, que pode usar essas informações para otimizar seus plantios e colheitas”, destacou.
Segundo Silva, a Estação é uma ferramenta importante para o monitoramento contínuo dos indicadores climatológicos de Votuporanga e região, permitindo observar as transformações que influenciam o meio ambiente. “As mudanças climáticas impactam diretamente a saúde humana, a produção de alimentos, a qualidade de vida e a biodiversidade. As universidades têm um papel central na formação de profissionais capazes de compreender e enfrentar esses desafios, por meio da educação ambiental, de pesquisas científicas e fornecendo subsídios para políticas públicas”, afirmou.
A coordenadora da graduação, Profa. Ma. Mariane Barbará, ressalta que os dados obtidos representam um recurso valioso para as atividades acadêmicas. “Esses indicadores impulsionam pesquisas e estudos em Agronomia, Engenharia e áreas correlatas. Cientistas e a comunidade em geral se beneficiam destas informações precisas para monitoramento climático e planejamento”, completou.
A coordenadora acrescenta que quem tiver interesse em dados da Estação Meteorológica pode solicitá-los facilmente, preenchendo o formulário no link: www.unifev.edu.br/estacao-