Técnica de enfermagem é demitida após fingir aplicar vacina da Covid em idoso em Votuporanga

143

Fato teria ocorrido na semana passada, mas Prefeitura só se manifestou nesta quarta-feira (10) após o vídeo viralizar. Profissional que trabalhava em uma OSS (Organização Social de Saúde) contratada pelo município teria sido demitida; boletim de ocorrência foi registrado.


Uma técnica de enfermagem de Votuporanga/SP foi demitida após fingir que aplicou a vacina contra a Covid-19 em um idoso. Um vídeo que mostra a suposta aplicação do imunizante foi publicado nas redes sociais e viralizou. 

Nas imagens, a técnica de enfermagem aplica a vacina em uma idosa e mostra a seringa para a filha da mulher, que grava o vídeo. Em seguida, a profissional da Saúde caminha em direção a um idoso, motorista do veículo, ele se levanta e ela finge aplicar o imunizante. 

A Secretaria de Saúde do município disse em nota que a Pasta teve conhecimento do caso na semana passada, mas que o vídeo viralizou nas redes sociais na quarta-feira (10). 

A secretaria afirmou que informou que trata-se de um caso isolado e, no mesmo dia, uma equipe de saúde aplicou a dose no idoso e um boletim de ocorrência foi registrado. 

Em seguida, a técnica de enfermagem teria sido demitida e o caso encaminhado para o Ministério Público Federal para apuração do ocorrido e eventuais responsabilizações civis e criminais, segundo a Secretaria de Saúde. 

A Pasta também informou que reforçou as orientações à equipe e determinou que, a partir de agora, o profissional de saúde deve mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. 

Nesta quinta-feira (11), a reportagem procurou a Prefeitura após não encontrar o ato de exoneração da profissional do Diário Oficial Eletrônico do Município, contudo foi informado que ela trabalhava em uma OSS (Organização Social de Saúde) de onde teria sido demitida, logo não havia publicação nesse sentido. 

Moradores que tiverem dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 no município, reclamações ou sugestões podem entrar em contato pelo telefone 0800-771-8070.

Confira o momento da ‘aplicação’ da seringa vazia: