Tarcísio confirma Renato Feder como secretário da Educação de SP 

351
Renato Feder, atual secretário de educação do Paraná, aceita convite de Tarcísio Freitas para assumir pasta em São Paulo — Foto: Divulgação/Governo do Paraná/YouTube

Ele é o atual secretário da Educação do Paraná. Feder defende um projeto de parcerias com empresas privadas para a gestão de escolas da rede pública de ensino. Foi também na gestão de Feder que ocorreu a implantação de escolas cívico-militares no Paraná.


O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou nesta segunda-feira (21.nov) Renato Feder, atual secretário de educação do Paraná, como secretário da Educação em São Paulo. Ele já deixou o governo do Paraná.

Na semana passada, Feder já havia dito que aceitou o convite para assumir a pasta a partir de 2023.

“Um nome vocês já vazaram, né? [Feder] vai ser o secretário de Educação. [Outras pastas-chave] vão sair em breve, estamos discutindo bastante. À medida que a gente for fechando os nomes, a gente vai dando conhecimento”, disse Tarcísio.

Tarcísio de Freitas teve a primeira reunião da transição nesta segunda-feira (21) no Edifício Cidade, no Centro de São Paulo, onde o governador Rodrigo Garcia disponibilizou um escritório para o grupo que irá assumir o Palácio dos Bandeirantes em 1º de janeiro de 2023.

A reunião contou com as presenças dos coordenadores de transição, Guilherme Afif e Marcos Penido, e do vice-governador eleito, Felício Ramuth, além de assessores.

Na chegada, Tarcísio afirmou ainda que não vai reduzir o nome de secretarias no estado. Atualmente, são 23 pastas.

A equipe de transição deve divulgar ainda nesta segunda os nove eixos temáticos da transição. Saúde e Segurança Pública serão eixos únicos, mas Habitação, por exemplo, deve estar junto com outros temas.

Perfil de Feder

Natural de São Paulo/SP, Feder é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Ele foi professor, gestor e diretor de escolas.

Feder também atuou como assessor voluntário por oito meses na Secretaria de Educação de São Paulo.

No Paraná, foi anunciado por Ratinho Junior ainda em 2018.

Feder defende um projeto de parcerias com empresas privadas para a gestão de escolas da rede pública de ensino. Para 2023, o Governo do Paraná abriu em edital para selecionar empresas para auxiliarem na gestão educacional de 27 escolas estaduais.

Foi também na gestão de Feder que ocorreu a implantação de escolas cívico-militares no Paraná.

Além disso, conforme o governo, o secretário atuou na implantação de aulas de programação, empreendedorismo e educação financeira no currículo estadual.