Prefeitura rompeu, oficialmente, na última semana o contrato com a antiga empresa responsável pelo serviço; contudo, não há prazo previsto para que a nova contratada passe a operar no município.
Jorge Honorio
[email protected]
Sem uma empresa responsável pela manutenção da iluminação pública de Votuporanga/SP, os pontos escuros se proliferam pela cidade e acumulam reclamações de munícipes sobre a falta de prestação do serviço.
Votuporanga contava com a RSM Engenharia Ltda, contudo, o contrato foi rompido há mais de um mês, e oficialmente, desde 28 de maio. A avalanche de reclamações sobre pontos escuros na cidade, que se arrastam nos últimos anos, culminou na ruptura contratual de mais uma empresa contratada para prestar o serviço. E assim, o município ficou sem um responsável pela área, abrindo vácuo para o surgimento de novos pontos sem iluminação, e por consequência, o aumento das reclamações.
Nas redes sociais, munícipes compartilham fotos de pontos escuros, incluindo quadras inteiras, problema que atinge da área central aos bairros de Votuporanga: “Tudo apagado e depois vem taxa de iluminação para os trouxas pagar e já faz duas semanas. Rua Antônio Galera Lopes, próximo a Saev Ambiental [sic]”, desabafou Marilaine Deroide Silva.
Em outro comentário: “Rua Oiapoc também sem luz”, apontou Angelica Russafa Machado Yanes.
“Queria saber o que tá acontecendo que por onde a gente anda, tem quarteirões e quarteirões sem iluminação… Em todo bairro da cidade está assim! Próximo à casa da minha vó, é uma esquina muito movimentada e tá uma escuridão… Ela e os vizinhos já ligaram e estão aguardando a meses alguém ir lá [sic]”, questiona Mari Garcia.
Um após outro, os relatos se sucedem denunciando o problema em todos os cantos da cidade.
Nesta segunda-feira (2.jun), durante a 19ª sessão ordinária da Câmara, vereadores cobraram celeridade da Prefeitura na contratação de uma nova empresa que possa sanar o problema no município, inclusive, sugeriram a contratação emergencial, tendo em vista, a demora de um trâmite licitatório padrão.
A Prefeitura de Votuporanga foi procurada nesta quarta-feira (4) para comentar o assunto, mas até o fechamento desta reportagem não havia se manifestado sobre o problema.
Vale ressaltar que reclamações sobre pontos escuros em Votuporanga devem ser registradas pelo canal de Ouvidoria da Prefeitura, através do WhatsApp (17) 3405-9700, opção Ouvidoria.