Segundona: Tanabi busca título inédito para coroar campanha histórica 

21
Tanabi busca de título inédito para coroar campanha histórica - Foto: Tanabi SAF/Divulgação

Invicto há três meses e sem perder há 13 jogos na Bezinha, o Índio da Noroeste pode perder por até dois gols de diferença e ainda assim será campeão da 5ª divisão estadual neste sábado (30), às 15h, no Estádio “Albertão”, em Tanabi/SP.


O Tanabi SAF está a um passo de realizar um feito histórico. Depois de uma campanha dominante e a conquista do acesso, a equipe do interior paulista disputa o título inédito do Campeonato Paulista Sub 23 – Segunda Divisão. Após vencer o jogo de ida da final contra o ECUS-Suzano fora de casa, o Tanabi decide o campeonato em seus domínios neste sábado (30.ago), às 15h, no Estádio Municipal Prefeito Alberto Victolo, o “Albertão”, em Tanabi/SP. 

Implacável, o Índio da Noroeste está invicto há três meses e sem perder há 13 jogos na Segundona, aliás, contabiliza apenas uma derrota em toda a competição, ainda lá na 6ª rodada, quando foi superado pela Santacruzense por 2 a 0. No entanto, com a vitória por 2 a 0 contra o ECUS no primeiro jogo da final, o Alviverde pode ser campeão mesmo com uma derrota na finalíssima por dois gols de diferença. 

A campanha do Tanabi é uma das mais notáveis da história recente do torneio. O time foi dono da melhor campanha geral, garantindo o acesso com antecedência e a vantagem de jogar pelo empate no placar agregado para ser campeão. A equipe, que já conquistou o acesso para a A4 depois de mais de 20 anos, agora busca o troféu para coroar a ascensão de sua nova era.  

O sucesso do Tanabi está intrinsecamente ligado à história de seu técnico, Davi Zaqueo. Nascido na cidade, Davi passou por diversas funções no clube – de lavanderia e manutenção do gramado a auxiliar técnico – até chegar ao posto de comandante. Sua trajetória reflete a dedicação e o planejamento que ele implementou no time. 

Davi Zaqueo explica que a força e o equilíbrio do grupo foram os pilares da campanha: “Para mim, caso venha a acontecer de sermos campeões, é uma realização de um sonho e um passo importante na minha carreira. Para nossa cidade e torcedores, vejo que devolve para todos a alegria e o orgulho que sempre tiveram no passado com o Tanabi.” 

O técnico ainda destaca a filosofia de jogo que levou a equipe ao sucesso: “O futebol brasileiro sempre foi de um jogo com muitos gols, jogadas individuais e liberdade de improviso dos atletas em campo. Tentei juntar tudo isso com um equilíbrio defensivo eficiente e, até aqui, tem dado muito certo. O estilo vem de muito observar e estudar o passado e o futebol moderno, sempre respeitando a característica individual de cada atleta.” 

O apoio incondicional da torcida tem sido um fator crucial na jornada do Tanabi. Davi Zaqueo reconhece o papel fundamental dos torcedores, especialmente em momentos de dificuldade: “A partir da segunda fase, nossa torcida começou a acreditar que poderíamos chegar longe na competição, e principalmente na semifinal, onde em um momento crítico no jogo, nosso torcedor foi fundamental no apoio aos nossos atletas. Esperamos que o torcedor também compareça nesse último jogo da final e, se Deus assim quiser, fazermos uma festa linda com o título.” 

A finalíssima está marcada para este sábado e o Tanabi SAF está com uma mão na taça, contando com o apoio de sua torcida para levantar o troféu e entrar de vez para a história do futebol paulista.