Secretaria Municipal da Saúde aciona Plano de Contingência do Coronavírus

514

Diante do registro do primeiro caso suspeito no Município, Plano de Contingência da doença entrou em vigor com execução de medidas de prevenção.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Votuporanga informa, por meio do Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (13/03), que possui 03 casos suspeitos para Covid-19 e nenhum caso positivo, sendo 02 casos femininos, com 48 e 59 anos, e 01 masculino, com 47 anos, sem histórico de viagem, porém com contato com casos suspeitos ou contato de viagem ao exterior. Importante ressaltar que as notificações foram baseadas conforme a definição de critérios estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Assim que foi registrado o primeiro caso SUSPEITO, o Plano de Contingência do Coronavírus foi acionado pela Secretaria Municipal da Saúde e algumas ações já iniciaram nesta sexta-feira, dentre elas, reuniões com os Secretários e representantes das Secretarias da Educação, Assistência Social, Procuradoria Geral do Município, Transparência e Controladoria e Santa Casa.

Nestas reuniões, as ações de prevenção ao Coronavírus foram reforçadas para que as Secretarias disseminem as recomendações junto as suas Unidades.  Crianças e idosos atendidos pelos serviços municipais, considerados grupos de risco, terão atenção especial. Portanto, nos próximos dias, orientações de prevenção serão feitas aos alunos, idosos atendidos e familiares. A principal recomendação é, ao perceber os sintomas clássicos de gripe, a criança ou adolescente permaneça em casa e não vá para a escola. A mesma orientação é aplicada aos idosos.

A Secretaria da Educação realizou reunião com representantes de todas as escolas municipais, estaduais e particulares para passar as orientações necessárias às Unidades. Medida que também foi adotada pela Secretaria de Assistência Social junto às suas Unidades.

O Município oferece um serviço de plantão de informações para a população pelo telefone gratuito 0800-771-8070 que conta com equipe multidisciplinar de saúde para esclarecimento de dúvidas sobre o novo vírus. Além disso, orientações e atendimentos também podem ser obtidos junto às Unidades de Saúde.

Treinamento de Profissionais

A Secretaria vem orientando os profissionais de saúde das Unidades, dos Pronto-Atendimentos e dos Hospitais. A Vigilância Epidemiológica do Município segue o protocolo do Ministério da Saúde para o fluxo de atendimento, coleta de material, orientações sobre a definição dos casos suspeitos e direcionamento dos profissionais sobre onde e como notificar os casos suspeitos.

Atualização da Situação Epidemiológica

Diariamente, a Secretaria da Saúde publicará no site da Prefeitura (www.votuporanga.sp.gov.br) o Boletim Epidemiológico com atualizações da doença, incluindo os casos suspeitos e confirmados no Município.

Aplicativo Coronavírus

Como parte da campanha de prevenção ao Coronavírus, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das Unidades de Saúde.

O aplicativo Coronavírus – SUS pode ser baixado gratuitamente para smartphones nas seguintes páginas da Play Store e App Store. O programa ocupa menos de 10 MB no sistema da Google e é compatível com dispositivos mais antigos, incluindo aparelhos rodando Android 4.4. Já nos iPhones é necessário ter um espaço livre de 33,8 MB e iOS 9.0 ou superior.

Medidas de Prevenção

– Lavar sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto;

– Usar sempre álcool em gel 70%;

– Não compartilhar utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros);

– Caso você faça parte do público alvo da vacina contra gripe, imunize-se todos os anos;

– Mantenha hábitos saudáveis, alimente-se bem, coma verduras e frutas e beba bastante água;

– Evitar aglomerações de pessoas e em caso de sintomas gripais evite circulação e mantenha se no domicílio;

– Mantenha as medidas de etiqueta ao tossir e espirrar (cobrir a boca e nariz com o antebraço ou lenço descartável).