Servidores do Setor de Topografia e Drenagem Urbana receberam instruções teóricas e práticas.
A Secretaria de Planejamento de Votuporanga realizou, aos servidores do Setor de Topografia e Drenagem Urbana, a entrega e treinamento de um novo equipamento de GPS, o modelo GNSS RTK da marca Topcon Hiper VR.
O recebimento do aparelho pela equipe responsável foi feito em duas partes no setor de Planejamento; na primeira, foi mediante uma explicação técnica e instruções de campo para demonstrar suas funcionalidades e aplicações e, na segunda, foi ensinada a parte de importação e processamento dos dados coletados que são armazenados em um programa instalado previamente nos computadores do departamento.
O equipamento serve principalmente para levantamentos topográficos planos e altimétricos de estradas, adutoras, canais, linhas de transmissão, propriedades rurais, redes de esgotos, georreferenciamento de terrenos e determinação de curvas de nível, por exemplo, dentre outros.
“O GPS vai servir pra aperfeiçoar o serviço já existente que é realizado por um equipamento chamado Estação Total. Ele realizará levantamento topográfico de uma forma mais precisa, eficiente e rápida, otimizando o tempo pois, ao fixar sua base em determinado ponto e percorrer o percurso, automaticamente já faz a medição do local e também demanda de menos funcionários e auxiliares. Esse levantamento topográfico serve para ajudar na elaboração de todos os projetos, como por exemplo, arruamento, drenagem, nível de boca de lobo, entre outros”, explica Tássia Gélio Coleta Nossa, secretária de Planejamento.
Para realizar levantamentos geodésicos, que são medições angulares, lineares e de posicionamento para determinar a posição de pontos na superfície da terra ou abaixo da mesma, feitos com Receptores GPS de Precisão, é necessário utilizar um conjunto de receptores denominados Base e Rover, onde a Base é instalada em um local livre de vegetação ou construções próximas e o receptor Rover percorre os pontos para coletar informações.
Os receptores são à prova d’agua e poeira, resistentes a temperaturas entre -30 ºC e + 65º C e pesam aproximadamente 1,3 quilograma, além da capacidade de oito gigabytes de memória interna. Também são habilitados a captar sinais de dupla frequência a partir das constelações GPS, Glonass, Galileo e BeiDou, efetua levantamentos em tempo real (RTK) e, pós processado, possui no mínimo 226 canais no receptor Base e outros 226 no receptor Rover; possui sistema de correção de inclinação do bastão, habilitação para rastrear continuamente o código e a fase dos sinais GPS, Glonass, Galileo e BeiDou e suporte para correções SBAS, Egnos e WAAS.
No sistema operacional Microsoft Windows, seu display é colorido com no mínimo 3,6 polegadas e sensível ao toque e iluminação de fundo. Possui teclado alfanumérico com no mínimo 25 teclas físicas, processador de um gigahertz e memória RAM de 512 megabytes e um gigabyte de memória interna, além de bluetooth para conexão com os receptores e wireless; câmera fotográfica integrada de cinco megapixel com flash de led integrado; à prova de poeira e água e bateria com duração de até dez horas.
Habilitado para processamento de dados das constelações GPS, Glonass, Galileo e BeiDou; importar dados, criar projetos, configurar, pós-processar dados, realizar ajustes de redes, visualizar graficamente todos os pontos, linhas e áreas coletadas em campo e exportar dados para outros formatos.
O software processa dados nos modos: Estático, Estático Rápido, Stop and Go e Cinemático; permiti visualização dos dados levantados; ajusta Redes Geodésicas; tem capacidade para importação de dados brutos para pós processamento e dados no formato Rinex, exportar dados nos formatos DXF, DWG e ASCII além de realizar o ajustamento de rede, promovendo propagação das precisões das coordenadas das estações de referência para as estações ajustadas.
No software o usuário pode inserir as precisões das coordenadas das estações base para realizar o ajustamento relativo da rede.