Secretaria de Direitos Humanos reforça compromisso com a inclusão em visitas a instituições de Votuporanga

28
Secretaria de Direitos Humanos reforça compromisso com a inclusão em visitas a instituições de Votuporanga - Foto: Reprodução

Dentro das ações do Setembro Verde, equipes da Secretaria e do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência visitaram a Apae e o Recanto Tia Marlene.


Na primeira semana do mês de setembro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos acompanhou de perto os trabalhos de duas entidades que realizam atendimentos voltados a pessoa com deficiência. Para a ocasião, o secretário Nilton César Santiago foi acompanhado do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Thiago Lopes Dourado, e também do Chefe de Setor de Proteção a Pessoas com Deficiência, Edmar da Costa, e da Chefe de Departamento Administrativo, Ana Paula Silva.

A agenda incluiu encontros na Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, presidida por Márcia Cardoso Luqueti Gianoti; e no Recanto Tia Marlene – Associação Fraterna da União de Pais e Amigos das Crianças Especiais, onde a equipe foi recebida pela fundadora e atual presidente, Maria de Lourdes Moraes. Durante as visitas, os representantes das entidades puderam apresentar os serviços prestados, as demandas prioritárias e os projetos em andamento voltados ao fortalecimento da autonomia e da cidadania das pessoas com deficiência.

Além de conhecer de perto a estrutura e os atendimentos oferecidos, a equipe da Secretaria reforçou o compromisso da gestão municipal em atuar de forma articulada com as organizações da sociedade civil. O objetivo é garantir que políticas públicas voltadas à inclusão sejam constantemente ampliadas e adaptadas às necessidades da comunidade.

As visitas reforçaram a importância da parceria entre sociedade civil e poder público na construção de uma cidade mais justa e inclusiva. O Setembro Verde, neste sentido, se consolida como um período de reflexão, convidando a sociedade a derrubar barreiras físicas, atitudinais e sociais, ampliando oportunidades e garantindo o direito de todas as pessoas a viverem com autonomia, dignidade e respeito.

O secretário Nilton César Santiago destacou a relevância do trabalho realizado pelas instituições visitadas: “A Apae e o Recanto da Tia Marlene são exemplos de dedicação e compromisso com a inclusão. O trabalho desenvolvido impacta não apenas a vida das pessoas com deficiência, mas também fortalece suas famílias. Como poder público, temos o compromisso de apoiar e ampliar políticas que garantam dignidade, autonomia e oportunidades para todos.”