Hospital de Campanha já registra mais de 10 dias sem nenhum paciente internado.
Votuporanga tem se destacado em nível estadual no combate e tratamento à Covid-19. Em abril, a cidade iniciou o atendimento do Hospital de Campanha para casos graves da doença, uma solução para contribuir com o sistema de saúde que registrava falta de leitos em UTI – Unidades de Terapia Intensiva. Nesta segunda-feira (2/8), a Secretaria Municipal da Saúde anuncia novo sistema de atendimento para acolher pacientes de casos leves à graves do novo coronavírus, ao registrar queda no número de ocupação de leitos em hospitais da cidade e região.
O Hospital de Campanha de Votuporanga, montado em menos de dez dias com o apoio da iniciativa privada, em quatro meses acolheu 231 votuporanguenses que desenvolveram a forma grave da Covid-19. No período que ficaram internados, receberam tratamento especializado com suporte ventilatório e de hemodiálise enquanto aguardavam vagas da CROSS – Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde.
Há mais de dez dias, a unidade não registra nenhuma nova internação. Desde julho, o atendimento é custeado por recursos da Prefeitura de Votuporanga, que também recebeu o apoio de R$ 1,2 milhão conquistados pelo deputado Carlão Pignatari, junto ao Governo do Estado.
Com a redução do número de internações em UTI e enfermarias da Santa Casa de Votuporanga, e também em hospitais de todo o Estado, os atendimentos para casos confirmados ou suspeitos do Coronavírus passaram a ser concentrados na Central de Atendimento à Covid-19, montada na UPA desde o início deste ano. O espaço recebeu equipamentos e colchões que estavam no Hospital de Campanha, deixando-o preparado se houver necessidade de intubar pacientes com síndrome respiratória grave.
“Assim que for constatada a necessidade de internação hospitalar, faremos um pedido de vaga junto a CROSS. Nesse período, o votuporanguense já estará sendo tratado”, comentou a secretária da saúde Ivonete Félix do Nascimento. A secretária lembrou ainda que “nossos estoques de medicamentos estão completos. Isso também dá garantia de continuarmos com um bom acolhimento nesse novo formato de atendimento”.
Equipamentos e colchões que estavam no Hospital de Campanha também foram encaminhados para o Mini-Hospital do Pozzobon, onde estão sendo realizados os atendimentos nos casos gerais de urgência e emergência. O local já está recebendo as melhorias necessárias para a instalação de um aparelho de raio-x, que permitirá que os exames sejam realizados no local.
“É preciso fazer a gestão dos recursos públicos, para que de fato gerem benefícios para a população. Por isso, tudo que foi comprado para o Hospital de Campanha está sendo utilizado na UPA ou no Mini Hospital. Nesse momento, conseguimos concentrar o atendimento Covid-19 num único local, garantindo que todos sejam acolhidos e tratados, enquanto aguardam vagas em hospitais. Vale lembrar que todos os nossos passos são planejados e estudados, por isso não tivemos nenhum paciente que deixou de ser atendido, mesmo em dias que não havia leitos em hospitais”, finalizou Ivonete Félix do Nascimento.
Ambulatório Pós-Covid
Em Votuporanga, os pacientes do SUS também contam com um serviço gratuito no atendimento pós-Covid. No ambulatório, que funciona na sede do Consultório Municipal “Dr. Jonas Pires Correa”, no Pozzobon, a população conta com equipe multidisciplinar para tratamento de sequelas causadas pelo vírus. Entre os profissionais, médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista e assistente social com equipamentos e materiais necessários no processo de reabilitação.
Em 10 de julho, quando completou dois meses de atendimento, o serviço já tinha realizado uma média de 500 atendimentos, sendo 348 atendimentos médicos, 73 de fisioterapia, 17 de fonoaudiologia, cinco de nutricionista, 20 de terapia ocupacional, cinco com educador físico e quatro com assistente social.
O ambulatório está na sede do Consultório Municipal “Dr. Jonas Pires Correa”, que fica na Rua Antônio Galera Lopes, nº 2652, no bairro Pozzobon. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3405-7526.