Secretaria da Cultura e Turismo oferece curso sobre “Como criar abelhas sem ferrão” 

416
Curso com 32 horas será ofertado com aulas teóricas e prática na Horta dos Campos, que fica no km 525 da Rodovia Euclides da Cunha – Foto: Reprodução

Capacitação será de 17 a 20 de outubro e conta com parceria do Senar, Comtur e Sindicato Rural de Votuporanga.


A Secretaria da Cultura e Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Votuporanga e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), oferecerá o curso “Meliponicultura – Criação de Abelhas sem Ferrão”, de 17 a 20 de outubro, das 8h às 18h, com aulas teóricas e práticas. Interessados a partir de 18 anos podem efetuar inscrição através do link: https://forms.gle/J41TYvr5uwk87nABA As vagas são limitadas e se efetivam por ordem de recebimento do cadastro.

Entre os assuntos abordados estão: a legislação da Meliponicultora, principais espécies de produtos e abelhas que não possuem ferrão, utilidade desse cultivo, materiais de trabalho, entre outros. O curso terá 32 horas e será ofertado com aulas teóricas e prática na Horta dos Campos, que fica no km 525 da Rodovia Euclides da Cunha (SP 320), em Votuporanga. 

Principais espécies e produtos 

Algumas das principais espécies de abelhas que não possuem ferrão são Jatai, Mandaçaia, Mandaguari, Manduri, Marmelada, Mirim ou Plebeia, Tubuna e Uruçu Amarelo e podem originar produtos como cerume, mel, pólen e própolis. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga: (17) 3405-9670.