São Paulo tem série de 15 jogos no Brasileiro antes de voltar a dividir atenção com copas 

622
Luis Zubeldía em São Paulo x Cruzeiro — Foto: Marcos Ribolli

Antecessores de Zubeldía pouparam atletas no torneio de pontos corridos para focar nos mata-matas nos dois últimos anos.


Nos dois últimos anos o São Paulo fez campanhas sem brilho no Campeonato Brasileiro. As justificativas incluem as escolhas dos treinadores, que priorizaram as copas do Brasil e Sul-Americana e pouparam titulares no torneio de pontos corridos. Neste ano, Luis Zubeldía não precisará se preocupar com isso por muitas rodadas. 

Classificado para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, o São Paulo fará 15 partidas do Brasileiro antes de voltar suas atenções para os mata-matas dessas duas competições. 

Uma oportunidade para a equipe se apresentar como candidata ao título nacional, o que não acontece desde a temporada de 2020. 

São Paulo é o quarto colocado, com 13 pontos, só um a menos do que o Flamengo, que lidera. Serão disputados 45 pontos nesse período – os três primeiros já foram conquistados, na vitória sobre o Cruzeiro, domingo. 

Em 2022, o São Paulo avançou até a semifinal da Copa do Brasil, eliminado pelo Flamengo, e foi vice-campeão da Sul-Americana, derrotado pelo Independiente del Valle. 

O time chegou a flertar com o risco de rebaixamento, mas se recuperou após a decisão sul-americana e terminou na nona posição – sem vaga para a Libertadores, principal objetivo daquele ano. 

No ano passado, o sacrifício do Brasileiro valeu a pena. O time foi o 11º, mas venceu a Copa do Brasil pela primeira vez ao bater o Flamengo na decisão – na Sul-Americana, caiu nas quartas para a LDU, então comandada por Zubeldía. 

A série de jogos no Brasileiro começou contra o Cruzeiro, pela oitava rodada, e terminará contra o Flamengo, na 21ª, no último final de semana de julho. 

Veja quais serão os próximos 14 jogos do São Paulo no Brasileiro: Inter (fora), Corinthians (fora), Criciúma (casa), Cuiabá (casa), Vasco (fora), Bahia (casa), Atlético-MG (fora), Athletico-PR (fora), Grêmio (casa), Bragantino (casa), Juventude (fora), Botafogo (casa), Fortaleza (fora) e Flamengo (casa). 

O calendário da CBF prevê que a primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil será disputada na semana de 31 de julho, e a volta sete dia depois. O São Paulo, que passou pelo Águia de Marabá, ainda não tem adversário definido. 

Na Libertadores, o primeiro mata-mata está marcado para as semanas de 14 e 21 de agosto. O Tricolor enfrentará o Nacional, primeiro no Uruguai, depois no Morumbis. 

*Com informações do ge