Santos tenta usar Data Fifa para esvaziar departamento médico e ter força máxima contra Fortaleza 

102
Soteldo durante treino da seleção da Venezuela — Foto: Divulgação/Instagram Seleção Venezuelana

Meia-atacante Neymar é o único desfalque certo para último jogo antes parada para a Copa do Mundo de Clubes.


O Santos quer aproveitar a pausa no calendário provocada pela Data Fifa para tentar esvaziar o departamento médico e ter força máxima no jogo contra o Fortaleza, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os times se enfrentam no próximo dia 12, às 19h30, na Arena Castelão, em Fortaleza. Por enquanto, o único desfalque certo para o técnico Cleber Xavier é o meia-atacante Neymar. O craque foi expulso no jogo contra o Botafogo naquela que pode ter sido a última partida do craque neste retorno ao Peixe.

Desde que chegou ao Santos, Cleber Xavier tem buscado encontrar fórmulas para driblar as baixas por lesão. A situação atrapalhou, principalmente, o meio de campo e ataque do Peixe, que chegou a perder João Schmidt, Diego Pituca, Neymar, Barreal, Soteldo e Thaciano por problemas musculares.

Um dos jogadores que estavam fora e que pode retornar para o jogo contra o Fortaleza é o lateral-direito Aderlan. O veterano perdeu o jogo contra o Corinthians por conta de uma indisposição. Na sequência, ele se queixou de dores na coxa direita e esse problema o tirou das disputas contra Vitória e Botafogo.

Cleber Xavier também aguarda por Yeferson Soteldo. O venezuelano sofreu uma lesão no músculo bíceps femoral da coxa esquerda no clássico contra o Corinthians e, desde então, não entrou mais em campo.

Inicialmente, a expectativa era de que Soteldo retornasse somente após a pausa por conta da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. No entanto, existe uma possibilidade de o camisa 7 poder estar em campo contra o Fortaleza.

Soteldo foi convocado pela Venezuela e já se apresentou para os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. O técnico Fernando Batista espera poder utilizar o jogador já na partida contra a Bolívia, nesta sexta-feira, em Maturín. Depois a Vinotinto terá pela frente o Uruguai, em Montevidéu.

Os jogos são vistos como vitais para as pretensões da Venezuela em chegar em sua primeira Copa do Mundo. A seleção está em 7º lugar, na zona de repescagem, com 15 pontos. A Colômbia, sexta colocada, ocupa a última vaga de classificação direta, com 20 pontos. 

Uma combinação de resultados pode fazer com que a vaga direta para a Copa do Mundo fique distante, além de embolar a briga pela repescagem. Por isso, Soteldo é visto como importante para tentar manter a Venezuela na disputa. 

*Com informações do ge