Santos tem pior aproveitamento como mandante na era dos pontos corridos do Brasileirão 

859
Vila Belmiro — Foto: Staff Images/Cruzeiro

Peixe tem desempenho abaixo dos 50%; time mais empatou do que venceu na Vila Belmiro.


A temporada do Santos está longe da prevista pela direção do clube no início da temporada. O planejamento para 2023 previa o time na 6ª colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, a equipe amarga a 18ª posição na tabela e, até o momento, o pior aproveitamento do Peixe como mandante na era dos pontos corridos. 

Em 24 rodadas, o Santos somou 24 pontos. A equipe ainda tem sete jogos para disputar em casa. Se tivesse 100% de aproveitamento seria possível alcançar os sonhados 45 pontos – número considerado ideal para fugir da queda no Brasileirão. 

Porém, o desempenho dentro do alçapão está longe do ideal. O Peixe mais empatou do que venceu na Vila Belmiro dentro do Campeonato Brasileiro (e também na temporada). Como mandante, foram 12 jogos, com quatro vitórias, cinco empates e três derrotas. Foram 18 gols feitos e 18 sofridos. Um aproveitamento de 47,2%. 

Este é o segundo Brasileirão seguido que o desempenho do Peixe fica aquém do esperado dentro de casa. Em 2022, com jogos na Vila Belmiro e Arena Barueri, a equipe conquistou 29 dos 57 pontos possíveis, com aproveitamento de 50,8% como mandante. 

O número foi abaixo do Campeonato Brasileiro de 2009, até então a pior marca do clube na competição dentro dos pontos corridos, quando teve oito vitórias, seis empates e cinco derrotas, com 35 gols marcados e 27 sofridos. Um total de 52,6% dos pontos obtidos. 

Na temporada, são 24 partidas como mandante, sendo 23 dentro da Vila Belmiro e uma no Canindé. Foram 9 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, com 33 gols marcados e 24 sofridos. Um aproveitamento de 52% dos pontos disputados. 

O Peixe buscará melhorar o cenário dentro de casa no duelo contra o Vasco da Gama, neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pela 25ª rodada do Brasileirão. A partida é um confronto direto na luta contra o rebaixamento. 

O clube divulgou que comercializou 11 mil ingressos para o jogo. O restante das entradas disponíveis são as cadeiras cativas, na qual apenas os proprietários dos assentos podem realizar a compra. A carga total de ingressos colocados à venda é de 15 mil unidades. 

Além disso, neste sábado, o Peixe promoverá um treino aberto à torcida, na Vila Belmiro. A ação busca integrar time e torcida e ter o apoio das arquibancadas antes do duelo contra o Vasco. 

*Com informações do ge