Santos se reapresenta depois de quatro dias de folga na expectativa por condição de Neymar 

262
Neymar no Estádio Couto Pereira, em dia de amistoso do Santos contra o Coritiba — Foto: Raul Baretta/Santos FC

Craque santista passou os dias de descanso na sua mansão em Mangaratiba e fez exercícios físicos para tratar lesão na coxa; Peixe estreia dia 30 no Brasileirão, contra o Vasco, fora de casa.


Depois de quatro dias de folga, o elenco do Santos se reapresenta na manhã desta sexta-feira, reiniciando a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Vasco, no dia 30, às 18h30, em São Januário. A maior expectativa é pela condição física de Neymar, em recuperação de lesão muscular.

Desde 6 de março, quando deixou um treino no CT Rei Pelé reclamando de incômodo na coxa esquerda, Neymar completou duas semanas sem entrar em campo. Ele não jogou na semifinal do Campeonato Paulista contra o Corinthians, no dia 9, nem no amistoso contra o Coritiba, no dia 16, e ficou fazendo só trabalhos físicos para não correr risco de que a lesão no músculo posterior da coxa esquerda, considerada leve, se agravasse.

Sem condições de jogo, o camisa 10 acabou cortado da seleção brasileira para dois compromissos nas Eliminatórias da Copa do Mundo e passou os quatro dias de folga concedidas pelo técnico Pedro Caixinha em Mangaratiba/RJ, onde tem uma mansão. 

Ele mostrou, em vídeos publicados nas redes sociais, que manteve uma rotina de exercícios, acompanhado do seu preparador físico particular, Ricardo Rosa. 

O meia-atacante é esperado na reapresentação junto de todo o grupo, apesar de ter treinado separado antes das folgas. Ele acredita que estará 100% recuperado a tempo da estreia contra o Vasco. 

Embora Neymar não tenha ido jogar pelo Brasil, Caixinha tem desfalques para a retomada dos treinos, com jogadores servindo outras seleções na Data Fifa: o volante Tomás Rincón e o atacante Yeferson Soteldo estão com a Venezuela e só voltam depois do segundo jogo, em 25 de março. 

O zagueiro Marcelo Tórrez, do time sub-20, e o meia-atacante Miguelito, não aproveitados no time profissional, foram convocados pela Bolívia. 

Nesse período até o retorno, portanto, o técnico santista precisará fazer adaptações no elenco e poderá testar opções e possíveis substituições. 

Mas haverá outras possíveis novidades nesta intertemporada até o dia 30, independente das convocações pelas seleções. 

O atacante argentino Benjamín Rollheiser, comprado pelo Santos por 11 milhões de euros (R$ 65 milhões), é um dos reforços que deve ser melhor aproveitado e ganhar espaço para o Brasileirão. Ele já vem sendo preparado para assumir a titularidade. 

Artilheiro do Paulistão, mas tendo terminado o campeonato em baixa, Guilherme é quem pode perder posição com a ascensão de Rollheiser, combinada com o retorno de Neymar. 

Na lateral esquerda, Álvaro Barreal passou a ser uma alternativa, depois de o meia-atacante atuar nessa posição no amistoso contra o Coritiba. Ele já havia sido lateral no Cincinnati, dos Estados Unidos, e pode ser uma sombra para Escobar, o titular absoluto, que jogou em 11 das 14 partidas no Paulistão. 

Nesta semana, o Santos ainda treinará no sábado e no domingo, também pela manhã, conforme programação do clube. Serão nove dias de preparação até o confronto inaugural contra o Vasco. 

*Com informações do ge