Santos se preocupa com desgaste, mas Marcelo Fernandes minimiza ausências durante Data Fifa 

743
Santos x São Paulo, Marcos Leonardo e Pablo Maia — Foto: Marcos Ribolli

Soteldo, Tomás Rincón e Marcos Leonardo estarão com suas respectivas seleções nos próximos dias. Internamente, o Peixe teme uma lesão inesperada para a reta final do Brasileirão.


O Campeonato Brasileiro está interrompido pela Data Fifa. Durante as duas semanas de paralisação, o Santos tem por objetivo recuperar seus lesionados, mas o clube não poderá contar com três titulares durante os dias livres de treinamento.

Os venezuelanos Soteldo e Tomás Rincón estão com a seleção de seu país, enquanto Marcos Leonardo estará em um período de treinos com o time olímpico.

Internamente, há uma preocupação com a parte física dos venezuelanos. Afinal, o país vizinho é o destaque das Eliminatórias Sul-americanas, busca uma classificação inédita ao Mundial e os dois convocados do Santos são titulares também por lá.

A Vinho Tinto joga nos dias 16 e 21 de novembro contra, respectivamente, Equador e Peru – concorrentes diretos pelas vagas. A comissão técnica do Santos espera jogos duros, mantém contato constante com a dupla e torce para que não haja lesões de última hora.

O caso de Marcos Leonardo é um pouco diferente. O garoto, de apenas 20 anos, criou grande expectativa de ser convocado pela seleção principal – sobretudo após ser avisado que estava na pré-lista do técnico Fernando Diniz. O santista ficou pelo caminho, porém teve como consolação a ida para a seleção olímpica.

Dos dias 13 a 21 de novembro, os garotos do time sub-23 do Brasil ficarão concentrados no CT Joaquim Grava, que pertence ao Corinthians, para um longo período de treinos. Não haverá amistosos, e sim um período de observação e conhecimento dos atletas.

Embora também haja uma certa preocupação com o centroavante, que vem de uma longa sequência de jogos no Brasileirão, o Santos não quis frear o desejo do garoto em defender as cores da canarinho.

Preparação do Peixe

Enquanto o trio está cedido às suas respectivas seleções, o Santos aproveitará o tempo livre para dar descanso ao elenco e, depois, acelerar a recuperação de quem está lesionado. O lateral Dodô, com um desconforto no joelho esquerdo, é retorno certo. Há a possibilidade do zagueiro João Basso também voltar para a reta final.

Com quem está à disposição para os treinamentos com bola, o planejamento da comissão técnica é corrigir algumas falhas coletivas – como a dificuldade na saída de bola e a baixa produção ofensiva nas jogadas trabalhadas no meio de campo.

*Com informações do ge