Iniciativa visa valorizar a camisa listrada do Peixe, utilizada na partida decisiva do torneio de 40 anos atrás.
O Santos não vestirá o famoso uniforme branco para enfrentar o São Bernardo, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. A partida será disputada neste domingo, às 11h, no Morumbis.
O Peixe irá a campo com o uniforme dois, composto pela camisa listrada, calção branco e meias brancas. A iniciativa tem como base o pedido de um conselheiro do clube, que indicou ao Comitê de Gestão que o time pudesse utilizar o uniforme como de homenagem aos 40 anos da conquista do título do Campeonato Paulista de 1984.
O documento, entregue na última reunião do conselho deliberativo, pede que o Santos atue com este uniforme em, pelo menos, três partidas do Paulistão. A combinação de camisa listrada com calção e meiões brancos foi utilizada no jogo do título daquele ano, contra o Corinthians.
A proposta ressalta que o estadual de 1984 foi o último título relevante conquistado pelo clube até 2002, quando o Peixe foi campeão brasileiro. Nas duas decisões, ambas disputadas no Morumbis, o clube utilizou a cominação de camisa listrada e calção branco, só mudando a cor do meião.
“A medida além de apelar para a manutenção das nossas raízes, também acena para um natural envolvimento da nova geração de torcedores com a verdadeira história da camisa número 2 do nosso clube”, diz o documento assinado pelo conselheiro Manuel Antônio dos Santos Neto.
Na última quarta-feira, o Santos fez uma publicação em suas redes sociais para exaltar o uniforme listrado do clube.
“Manto Listrado, calção branco e Morumbis. Uma combinação que marcou a história santista ao passar dos anos. Domingo é dia de reviver esses momentos. Domingo é dia de branco e preto”, destacou a postagem do clube.
Além de utilizar o uniforme, o Santos também planeja realizar uma homenagem ao ex-atacante e ídolo eterno Serginho Chulapa. O camisa 9 foi responsável pelo gol do título paulista de 1984.
O uniforme dois foi, durante muito tempo, o uniforme oficial do Santos. Foi com ele, inclusive, que Pelé se despediu do Peixe, no jogo contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro, no dia 2 de outubro de 1974.
A camisa, calção e meiões brancos só passaram a ser adotados, oficialmente, em 2011, durante a gestão do presidente Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, quando o estatuto social do clube foi alterado.
*Com informações do ge