Santos conversa com Argentinos Juniors e tem trunfo para parcelar dívida 

699
Carabajal durante treino do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Peixe quer evitar novo “transfer ban” na Fifa e quer usar histórico recente de acordos em negociação.


O Santos tem mantido conversas com o Argentinos Juniors para conseguir o parcelamento da dívida pela compra de Gabriel Carabajal. O valor está na casa dos R$ 3 milhões, e o Peixe tem um bom trunfo para convencer o clube do país vizinho: os recentes acordos feitos pela diretoria.

Os argentinos cobram a dívida na Fifa e há o risco de o Santos sofrer mais uma punição de “transfer ban”, que impede o clube de registrar jogadores.

A dívida por Carabajal foi contraída em 2022, e a cobrança na Fifa é de cerca de R$ 580 mil dólares. É mais um problema para a gestão de Marcelo Teixeira administrar deixada pelo ex-presidente Andres Rueda. Antes, o Santos de Teixeira derrubou outros dois “bans” da entidade.

Os acordos foram com o ex-treinador Fabián Bustos e com o Kransnodar, clube russo. Em ambos os casos, o Peixe vem cumprindo os pagamentos. Cenário que pode ajudar a convencer o presidente do Argentinos, Christian Malaspina, a topar o parcelamento. 

Para o Santos, mesmo que o parcelamento seja curto e sequencial, de três meses, já será de grande ajudar no fluxo do caixa, por exemplo. Os clubes estão conversando e ainda não há definição. 

A sanção em si não atrapalharia tanto a vida do Santos, já que o clube contratou e já registrou os três reforços para a sequência da Série B: os meias Patrick e Serginho e o lateral Escobar. Não é possível saber ainda se o clube pretende contratar mais no meio do ano, mas, neste momento, é improvável.

Desta forma, mais do que uma necessidade de trazer novos atletas, evitar a sanção na Fifa é uma maneira de tirar da frente mais um problema.

Carabajal chegou ao Santos em agosto de 2022 e, na temporada seguinte, foi emprestado ao Vasco. Devolvido ao Peixe, foi repassado ao Puebla, do México. Ao todo, terá vínculo com o Peixe até junho de 2026. O meia tem 12 partidas e um gol marcado.

*Com informações do ge