Santa Casa instala usina fotovoltaica para ajudar a economizar energia

377
Santa Casa instala usina fotovoltaica para ajudar a economizar energia - Foto: Divulgação

Foram instaladas 387 placas para geração de energia, sobre o telhado em uma área de 1000 m².


A Santa Casa de Votuporanga deu mais um passo rumo à sustentabilidade ambiental ao instalar um sistema de energia solar. A Instituição foi contemplada com o Programa Eficiência Energética da Neoenergia Elektro.

O investimento total para a implementação do sistema atingiu aproximadamente R$940 mil. Esse montante foi custeado pela Neoenergia, empresa fornecedora de energia elétrica para a Santa Casa, evidenciando o apoio do setor privado na transição para energias mais sustentáveis.

Foram instaladas 387 placas para geração de energia na Santa Casa, instaladas sobre o telhado em uma área de 1000 m². A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.

A instalação da usina fotovoltaica visa a geração estimada de 305,42 MWh por ano, o que representa cerca de 10% do consumo da Instituição e proporcionando uma economia média de R$15 mil por mês na conta de energia. “Com essas placas fotovoltaicas que já estão instaladas teremos uma redução significativa no nosso consumo, o que será convertida em benefícios para a Instituição, pois o valor gasto com a energia poderá ser aplicado em outras melhorias importantes para a nossa assistência hospitalar”, disse Amaro Rodero, provedor da Santa Casa.

É importante destacar que para que a usina se tornasse possível foi necessário realizar uma substituição de telhas fibrocimento para telhas sanduíches para melhor garantia estrutural e qualidade térmica.

Além disso, a Santa Casa destaca diversos benefícios decorrentes desse investimento. A redução na conta de energia é apenas o início, pois a geração de energia limpa também representa uma contribuição para a preservação ambiental.

Ao adotar tecnologias sustentáveis, a Instituição reforça seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social. “Além da economia financeira, a instalação das placas fotovoltaicas contribui para a redução da pegada de carbono, promovendo práticas mais verdes no setor de saúde”, enfatizou o supervisor de Manutenção e Infraestrutura do Hospital, Rodrigo Petruz.

Para a supervisora da Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, Daniela Souza, tão importante quanto a economia gerada à Santa Casa, a iniciativa da Neoenergia Elektro estimula o uso consciente e limpo de energia elétrica e ajuda na redução de contas públicas.

A Santa Casa de Votuporanga, ao investir em energia solar, não apenas se destaca como uma Instituição comprometida com a sustentabilidade, mas também serve como exemplo inspirador para outras organizações e hospitais buscarem soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais e econômicos contemporâneos.