Sangue tipo O positivo: Unidade de Coleta de Sangue “Dr. Elcio Sanchez Estevez” necessita com urgência 

618

Estoque é mantido com todos os tipos sanguíneos; regularidade de doação é muito importante para manutenção.


Nesta quinta-feira (9), entre 8h e 11h, a Unidade de Coleta de Sangue “Dr. Elcio Sanchez Estevez” de Votuporanga, que está em novo endereço, segue em atendimento para receber doadores de todos os tipos sanguíneos, principalmente o tipo O positivo, mas lembrando que os demais tipos também são essenciais para a manutenção do estoque.

Durante a pandemia do novo Coronavírus, por causa do período de quarentena, houve uma grande redução no número de doadores por isso, a regularidade da doação é muito importante para que haja um armazenamento suficiente de bolsas de sangue. Uma bolsa coletora pode salvar até quatro vidas e o sangue doado não é utilizado apenas em pacientes que sofreram acidentes ocasionando perda sanguínea, mas também em cirurgias de grande porte e transfusão para pacientes com doenças crônicas. 

As doações são realizadas no período da manhã nas quintas-feiras, no período da tarde às terças-feiras, das 15h às 18h e também no primeiro sábado de cada mês, sob agendamento prévio, exceto aos feriados. Todos os profissionais que realizam o serviço de coleta já foram vacinados contra a Covid-19 e o local também segue todas as normas de segurança, por meio da intensificação das medidas de higienização, além da disponibilização do álcool em gel 70% e utilização de máscaras faciais. 

Unidade “Dr. Elcio Sanchez Estevez” 

A nova sede da Unidade de Coleta de Sangue, que como forma de homenagem recebeu o nome do médico Dr. Elcio Sanchez Estevez, está atendendo em novo endereço, na Avenida da Saudade, nº 2.603, bairro Cidade Nova e o telefone é o (17) 3423-2986 ou Whatsapp (17) 98116-7145, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

Doações 

Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos. 

Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente. Já no período da tarde, aguardar três horas após o almoço, caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio. Pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento. 

Durante o período de um ano, homens e mulheres possuem intervalos diferentes para doação pois, doadores do sexo masculino podem realizar até quatro vezes com intervalo mínimo de dois meses entre cada doação e, as mulheres, podem doar até três vezes com o período de três meses entre uma doação e outra. 

Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes. 

Covid-19 

Para quem já foi infectado pelo novo Coronavírus é importante obedecer a algumas especificidades, variando de acordo com o medicamento tomado e o prazo.

– Casos positivos que fizeram tratamento com Azitromicina podem doar sangue 15 dias após ingerir o último comprimido.
– Casos positivos que realizaram tratamento com Hidroxicloroquina podem doar 60 dias após ingerir o último comprimido.
– Casos positivos que realizaram tratamento com Ivermectina podem doar sete dias após ingerir o último comprimido.
É importante lembrar que, mesmo diante destes protocolos, os casos são analisados individualmente no momento da triagem, podendo haver alterações na conduta. Pessoas que tiveram contato com casos positivos podem doar 15 dias após o final da quarentena estipulada na alta pelo médico.