Saiba como a Data Fifa virou trunfo do Corinthians pelo título do Paulistão 

199
Rodrigo Garro foi poupado no primeiro jogo contra o Palmeiras pela final do Campeonato Paulista – Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Elenco do Timão terá 11 dias até a volta contra o Palmeiras.


O elenco do Corinthians ganhou dois dias de folga nesta Data Fifa e se reapresenta nesta quarta-feira (19.mar), no CT Dr. Joaquim Grava, com foco na disputa do jogo de volta da final do Paulistão contra o Palmeiras, no dia 27 de março, uma quinta-feira, na Neo Química Arena.

Naturalmente, essa reapresentação não contará com Memphis Depay que foi defender a seleção da Holanda, assim como José Martínez foi chamado pela Venezuela, Carrillo pela seleção do Peru, Félix Torres pela seleção do Equador e Romero pela representação do Paraguai. 

Se por um lado o período sem jogos diminuir o clima de euforia após a vitória por 1 a 0 no Allianz Parque, no último domingo (16), os 11 dias sem jogos até a decisão é vista como fundamental para a recuperação dos atletas. 

O Corinthians enfrentou um calendário intenso no início da temporada, disputando o Paulistão e a Libertadores, na qual foi eliminado pelo Barcelona de Guayaquil. Desde 16 de janeiro, foram 19 partidas, com uma média de um jogo a cada 3,2 dias. 

A sequência desgastante comprometeu fisicamente a equipe, resultando em várias lesões. Em 2024, o zagueiro Gustavo Henrique e os meias Raniele, José Martínez, Rodrigo Garro, poupado na final, e Igor Coronado já passaram pelo departamento médico. Segundo Emiliano Díaz, auxiliar do Corinthians, a alta frequência de jogos é um dos fatores que contribuíram para esse cenário. 

“O que podemos fazer é arrumar a tropa como está e jogar, botar a cara. Não pode ter desculpas. Preocupa, preocupa muito. É normal que joguem com sobrecarga, é normal que se machuquem. E ainda que, no primeiro jogo de Paulista, rodamos muito. A verdade é que preocupa, não só a nós, a todos os treinadores do Brasil. Mas não podemos fazer. Só temos que jogar”, disse em entrevista coletiva após a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras. 

Tempo de recuperação 

Dr. Marco Antonio de Araújo, um dos sócios fundadores da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE), explica que o tempo de interrupção na temporada para a Data Fifa pode ajudar na recuperação dos jogadores: “A melhor estratégia é o controle de cargas, que deve ser lenta, gradual e progressiva, respeitando o grau da lesão e progressão do processo de regeneração desses tecidos. Portanto, esse período de recesso da Data Fifa, será fundamental para que o Departamento Médico e de Fisioterapia administre adequadamente os protocolos do programa de recuperação dos atletas que apresentaram essas lesões nesse período”, disse o fisioterapeuta que também é sócio proprietário da clínica Arthphysio. 

O Corinthians não pôde contar com Rodrigo Garro na decisão. O meia sofre com uma tendinopatia patelar no joelho direito. Na véspera do duelo contra o Palmeiras, ele participou do treinamento, mas foi poupado para evitar o agravamento da lesão. O descanso pode ser fundamental para o seu retorno na decisão. 

“Os jogadores lesionados podem aproveitar esse tempo para continuar tratando suas lesões, enquanto os outros que apresentam algum desgaste, podem ajustar os processos de recuperação associando descanso com uma alimentação equilibrada e boas noites de sono”, falou o Dr. Marco Antonio de Araújo.