SAEB 2025: simulados e avaliação de acompanhamento preparam estudantes para avaliação nacional

12
SAEB 2025: simulados e avaliação de acompanhamento preparam estudantes para avaliação nacional - Foto: Reprodução

Famílias têm papel fundamental em incentivar alunos a participarem das atividades preparatórias.


As escolas municipais de Votuporanga estão desenvolvendo uma série de atividades pedagógicas em preparação para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2025. Os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos participam de simulados e avaliações de acompanhamento em um cronograma especial, que inclui intensivos de estudos e diagnósticos de aprendizagem. A prova oficial do Saeb está prevista para ocorrer entre os dias 20 e 30 de outubro.

O Saeb é a principal ferramenta de avaliação da qualidade da educação brasileira. Aplicado em todo o país, possibilita a análise do aprendizado dos estudantes e gera indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que refletem o desempenho das redes de ensino.

Em Votuporanga, os simulados têm papel estratégico: além de medir o nível de aprendizagem, ajudam professores e gestores a identificar pontos que precisam de reforço, orientando ações pedagógicas mais assertivas. Dois simulados já foram aplicados no início do ano e o terceiro será nesta sexta-feira (11.set).

Cada ação de preparação é decisiva para que os alunos se sintam confiantes e apresentem todo o seu potencial. O empenho de toda a comunidade escolar — professores, equipe gestora, alunos e famílias é fundamental para que o município alcance bons resultados, reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade para todos.

O secretário da Educação, Marcelo Batista, reforça a importância do envolvimento das famílias nesse processo: “Queremos destacar o papel essencial dos pais em incentivar seus filhos a participarem das avaliações com seriedade. O Saeb não é apenas uma prova, mas um instrumento que nos ajuda a enxergar onde estamos e o que podemos melhorar na Educação. Cada resposta dos alunos contribui para o futuro da nossa rede municipal”, afirmou.

Desde 1990, o Saeb oferece subsídios para a formulação de políticas públicas e avalia não apenas o desempenho acadêmico, mas também aspectos como condições socioeconômicas, envolvimento da família e vivência escolar dos estudantes. Por isso, o engajamento de toda a comunidade é indispensável para que Votuporanga siga avançando na qualidade da educação oferecida às crianças e adolescentes.