Rotary Clubes de Votuporanga realizarão testes de hepatite

474

Os quatro Rotary Clubs da cidade (Votuporanga; 8 de Agosto; Novo Milênio; e Novas Gerações) vão realizar campanha de graça para a população no próximo sábado (27).

Em parceria com os cursos da área de Saúde da Unifev e com a Secretaria Municipal de Saúde, os rotarianos votuporanguenses realizarão testes de hepatite B e C. O evento acontecerá na Concha Acústica, a partir das 9h.

A promoção é do Rotary e da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, direcionada a homens e mulheres. O evento busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram.

A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. A campanha é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de 2 continentes – África e Américas.