Rio Preto sediará evento educacional em abril no Villa Conte

490
Mário Sérgio Cortella - Foto: Claudia Hamra_Cortella

São esperados docentes de mais de 350 cidades para palestras com Mário Cortella, César Cielo, Eduardo Shinyashiki, Leo Fraiman, Kátia Stocco e Natanael Santos.


São José do Rio Preto sediará nos dias 12 e 13 de abril a ExpoEducare, que chega com o propósito de ser o maior evento de educação do interior paulista. Na programação, atividades gratuitas e palestras fechadas com cobrança de ingressos para Mário Cortella, César Cielo, Eduardo Shinyashiki, Leo Fraiman, Kátia Stocco e Natanael Santos.

A expectativa da organização é receber mais de cinco mil pessoas entre professores, gestores, secretários e lideranças da área da educação de mais de 350 municípios. O palco do evento é o Villa Conte que receberá 40 estandes, workshops, oficinas, bate-papos e rodas de conversa. Serão mais de 48 horas de atividades gratuitas e abertas a todos os interessados. Já o pacote, que dá direito as seis palestras e certificação, custa de R$ 350 a R$ 450 e está disponível pelo site www.expoeducare.com.br

De acordo com Marcelo Batista, coordenador executivo do Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE) e um dos colaboradores, o Educare é um movimento que propõe diálogos e reflexões sobre a essência humana, o autoconhecimento e as transformações fomentadas pela força da educação. “A ExpoEducare quer compartilhar conhecimento, tecnologias e experiências revolucionárias na área educacional com todos os participantes, de maneira democrática e multicultural. Por isso, além das palestras que são pagas, fizemos questão de montar uma programação gratuita com visitação aos 40 estandes e inúmeras atividades para promover o diálogo e o intercâmbio de informações e vivências”, afirmou.

Ainda segundo Marcelo Batista, a ExpoEducare reunirá em um espaço criativo e integrado 40 empresas da área da educação, mostrando novas tecnologias e novas questões metodológicas no processo de alfabetização como, por exemplo, a lousa digital. “Trazemos para o evento educacional em Rio Preto questões debatidas em capitais, como São Paulo e Brasília, ajudando os profissionais da região a acessarem esse tipo de conhecimento que, para alguns, ficaria inacessível pela distância e dificuldade de deslocamento”, afirmou.

A ExpoEducare 2023 conta, até o momento, com as seguintes empresas parceiras: Brasil Cultural, Betha, A Fada do Comportamento, Universitário Brasil, Griô, Baobá, Programa Compasso, Aprende Brasil, Saber, Editora do Brasil, C&F Educacional, Sisttech, DSOP Educação Financeira, Universos Editora, VideoMe, Sênior Editora, Nação Móveis, Tecnoimagem, Positivo Tecnologia Educacional, Brink Mobil e Aprender Editora

Mário Sérgio Cortella

É filósofo, escritor, educador e professor universitário com Mestrado e Doutorado em Educação pela PUC-SP, onde é professor da Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Também é professor-convidado da Fundação Dom Cabral, desde 1997, e o foi no GVPec da Fundação Getúlio Vargas, entre 1998 e 2010. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, tendo, antes, sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Cortella é autor de várias obras publicadas no campo da Filosofia e da Educação. O palestrante também foi apresentador dos programas de televisão “Diálogos Impertinentes” e “Modernidade”, transmitido em rede nacional pela TV PUC.

Atualmente, Cortella ministra palestras por todo o Brasil, além de escrever regularmente artigos para os principais jornais do país e participar como âncora, debatedor e comentarista de diversos programas de televisão e rádio.

César Cielo

Campeão olímpico, recordista mundial e palestrante. Cesar Cielo é detentor de dois recordes mundiais, 50 e 100 metros livres, coleciona pódios e soma 22 medalhas de Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Hoje, é considerado o maior atleta de todos os esportes do Brasil em Campeonato Mundial com 19 medalhas, sendo 11 delas individuais. Cielo sempre viu a natação como uma oportunidade de crescer no âmbito pessoal e profissional. Com 16 anos teve a oportunidade de treinar em São Paulo com o nadador Gustavo Borges. Em 2006, teve a oportunidade de fazer uma faculdade nos Estados Unidos com bolsa 100% (Auburn- Alabama). Com 20 anos, teve a oportunidade de vencer as Olímpiadas e se consagrar o primeiro nadador brasileiro a ganhar uma medalha de ouro e Jogos Olímpicos. Em 2018, se tornou palestrante. Pouco mais de quatro anos nesse mercado, e Cielo já se tornou um palestrante renomado, além de empresário e fundador do Instituto Cesar Cielo. Ministrou mais de 200 palestras, em mais de 10 países e impactou mais de 100 mil colaboradores de empresas. Impactou pelo seu Instituto mais de 5 mil crianças e adolescentes, mostrando que por meio do esporte podemos mudar e melhorar o país.

Eduardo Shinyahiki

É palestrante, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança organizacional, educacional e pessoal e em neurocoaching. Mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, Eduardo no seu trabalho tem-se dedicado a desenvolver o Poder Pessoal para gerar realização pessoal e profissional através da expansão das competências de liderança, comunicação e inovação, criando novas realidades e resultados. Especializou-se no estudo dos aspectos emocionais, mentais e físicos do ser humano com os profissionais mais renomados nos Estados Unidos, Europa, América do Sul, México e Índia. Eduardo, presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar a autoliderança das pessoas por meio de Palestras, Congressos, Coaching e Treinamentos, para que elas obtenham atuações brilhantes em suas vidas. Colabora periodicamente com artigos para os mais importantes veículos de comunicação do país, é autor dos livros “Viva como Você Quer Viver”, “A Vida é um Milagre” e “Transforme seus Sonhos em Vida”.

Leo Fraiman

Psicoterapeuta, especialista em Psicologia Escolar e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela USP. Master em programação Neurolinguística. Escritor de mais de 20 livros, dentre os quais a Metodologia OPEE – Empreendedorismo e Projeto de Vida adotada hoje em mais de 1.300 escolas do Brasil. Consultor em programas de rádio e televisivos nas principais emissoras do país. Palestrante internacional. Foi membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris/França. Foi conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra/Suíça.

Kátia Stocco

Diretora do Mathema e do Instituto Reúna, ex-secretária de Educação Básica do MEC e ex-membro do Conselho Nacional de Educação, Katia tem mais de 20 anos de atuação na área de Educação. Membro do Movimento pela Base (BNCC – Base Nacional Comum Curricular), ela é doutora e mestre em educação com área de concentração em ensino de Ciências e Matemática pela FEUSP, fez licenciatura e bacharelado em Matemática pela FFCL de Moema e cursos de aperfeiçoamento e especialização em Matemática no IME/USP. Até 1998, Katia foi professora de Matemática no Ensino Médio da rede pública de São Paulo. Técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) no Instituto de Matemática e Estatística IME/USP (de 1989 a 1999), também participou de diversos projetos de formação e pesquisa sobre ensino de Matemática, entre eles o Projeto de Formação em Serviço de Professores das Séries Iniciais, financiado pela FAPESP (de 1997 a 2000). Autora de diversas publicações, Katia é referência na área de Ensino de Matemática e suas tecnologias.

Natanel Santos

Palestrante, historiador e pesquisador. Desenvolve trabalhos de pesquisa no campo da historiografia africana, em teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado desde 1987. Foi membro fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro brasileiro da Universidade de Campinas (UNICAMP). Foi membro fundador e coordenador de pesquisas do Nigéria (Núcleo de Estudos Afro brasileiro da Universidade Feevale – Novo Hamburgo/RS). Atual Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Educação, Direitos Humanos e Relações Étnicos Raciais na Faculdade Zumbi dos Palmares/SP. Diretor da Editora Baobá Educacional. Autor e escritor indicado para o Prêmio WSA – (World Summit Award), premiação global para selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdo digitais do mundo. Palestrante no Programa Diversidade na Universidade Projetos Inovadores PIC – MEC para implantação da Lei 10639/2003 – 11645/2008. Participante do grupo de trabalho e palestrante para Formação em Estudos sobre a África e afro brasileiro com Promotores no Ministério Público de São Paulo. Palestrante na Escola Nacional de Magistratura. Pesquisador e Coautor do livro BLACK BOX – ganhador do Leão de Ouro – Cannes/2019 – com Faculdade Zumbi e J.W. Thompson – reconhecido como Dr. Honoris Causa da Faculdade Formação Brasileiro e Internacional de Capelania e da Ordem dos Capelães do Brasil (OCB)/2022.