Local que foi inaugurado em 1970 sofre com o acúmulo de areia devido às ações humanas e fenômenos naturais; Saev Ambiental analisa contratação de empresa para remoção de sedimentos.
Nos últimos dias, a movimentação de escavadeira e maquinários na Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”, em Votuporanga/SP, chamou a atenção de quem passava pelas proximidades. Trata-se do avanço no processo de desassoreamento da represa com escavadeira da Prefeitura retirando, das margens, sedimentos que estão sendo direcionados para uma área específica de erosão, próxima a Arena Plínio Marin, no 1º Distrito Industrial.
A Saev Ambiental explicou em nota que “o processo de desassoreamento teve início no ano passado com o levantamento batimétrico, que teve como objetivo determinar a profundidade da Represa Municipal e a sua capacidade atual de armazenamento. A operação revela a quantidade de água disponível, com intenção de estabelecer a quantidade de sedimentos que devem ser retirados pela Saev Ambiental, e dessa forma aumentar a capacidade de fornecer água potável para a população. Também já foram captadas imagens áreas da represa de captação por meio drones e outros equipamentos para avaliações necessárias sobre o local.”
Desde a inauguração da Represa Municipal, em 1970, o local sofre com o acúmulo de areia devido às ações humanas e fenômenos naturais. Assim, o desassoreamento tem como principal objetivo remover os sedimentos acumulados para o melhor aproveitamento da área.
“Com o desassoreamento da represa de captação de água é possível aumentar a capacidade de armazenamento de água e, consequentemente, assegurar o abastecimento regular para as próximas décadas”, destacou o superintendente da Saev Ambiental, Gustavo Vilela.
A autarquia está analisando a contratação de uma empresa para a realização de serviços de remoção de sedimentos, só que desta vez o trabalho será focado exclusivamente no eixo da represa de captação de água, o que representa a limpeza da área central.
O gestor da autarquia finalizou enfatizando: “Vale ressaltar que todas as operações envolvendo este processo de desassoreamento da Represa Municipal estão sendo feitas com equipamentos da mais alta tecnologia, que possibilita que o trabalho seja feito de maneira segura e benéfica para o meio ambiente.”