Quatro anos após aprovação de lei, Prefeitura abre canal para denúncias de fios inoperantes 

23
Quatro anos após aprovação de lei, Prefeitura abre canal para denúncias de fios inoperantes – Foto: Reprodução

Após cobranças da imprensa e na Câmara, iniciativa visa organizar a retirada desses materiais, melhorando a estética urbana e reduzindo riscos de acidentes.


A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Votuporanga/SP pede a colaboração da população para registrar, por meio da Ouvidoria Municipal, os pontos onde há fios de telecomunicação e internet inoperantes em postes.

As manifestações registradas junto à Ouvidoria irão compor o pacote de medidas que a Prefeitura e a Elektro vem adotando, desde o ano passado, para fazer com que as empresas responsáveis por essas fiações solucionem o problema.

Esse conjunto de ações visa organizar a retirada desses materiais, melhorando a estética urbana e reduzindo riscos de acidentes de trânsito.

O secretário de Obras Públicas, Fernando Jabur, após reunião realizada com representantes da Elektro, explicou que as reclamações da população são fundamentais para que os locais possam ser mapeados e a concessionária possa dar agilidade às ações: “Além da poluição visual, os cabos soltos comprometem a segurança e aumentam o risco de acidentes. É importante deixar claro que estes fios não trazem risco de choques elétricos”, destacou.

A medida ocorre quatro anos após a aprovação de uma lei, por unanimidade, na Câmara Municipal, em 2021, e aperfeiçoada em 2023, de autoria do vereador Serginho da Farmácia (PP), que promete apertar o cerco quanto a situação dos fios e cabos pendurados em postes espalhados em solo votuporanguense. A iniciativa obriga a Neoenergia Elektro, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica do município, a alinhar os fios ou cabos dos postes; além de retirar os fios ou cabos inutilizados. Caso desobedeça, ficará sujeita a multa de mais de R$ 4 mil.

As denúncias podem ser feitas pelo canal oficial da Ouvidoria Municipal, disponível presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua Itacolomi n.º 3540, no bairro Vila Marin. O atendimento também ocorre pelo telefone 0800-770-3590 no mesmo horário.

Para mais comodidade, a população pode registrar ocorrências 24 horas por dia pelo site da Prefeitura, pelo aplicativo Conecta Votuporanga (disponível para download nas lojas de aplicativo) ou ainda pelo WhatsApp (17) 3405-9700, opção 2.