Projeto “Fios Encantados” traz cor e esperança para a UTI Neonatal da Santa Casa

30
Projeto "Fios Encantados" traz cor e esperança para a UTI Neonatal da Santa Casa - Foto: Reprodução

Maria Domingas Fernandes Caires, vinda de Jundiaí/SP, esteve na Instituição para realizar a entrega de touquinhas, luvinhas e roupinhas artesanais destinadas aos pequenos guerreiros que lutam pela vida na UTI.


A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Votuporanga recebeu, nesta semana, uma visita que transformou o ambiente hospitalar com cores, texturas e, acima de tudo, muito amor. Maria Domingas Fernandes Caires, vinda de Jundiaí/SP, esteve na Instituição para realizar a entrega de touquinhas, luvinhas e roupinhas artesanais destinadas aos pequenos guerreiros que lutam pela vida na Unidade de Terapia Intensiva.

Um Elo de Carinho entre Jundiaí e Votuporanga

O gesto faz parte do projeto “Fios Encantados”, idealizado por Maria Domingas em parceria com a voluntária Márcia. O que começou como uma missão para apoiar crianças em tratamento oncológico e mulheres mastectomizadas, encontrou na Santa Casa de Votuporanga um novo porto seguro para o seu voluntariado.

“Estive na UTI Neonatal quando vim à cidade em missão. Perguntei à médica responsável se poderia trazer as peças e a recepção foi maravilhosa. Esta já é a terceira vez que realizamos a doação e me sinto realizada. Toda vez que eu vier a Votuporanga, trarei mais”, afirma Maria Domingas.

O projeto “Fios Encantados” é um exemplo de como o artesanato pode ser uma ferramenta de humanização. Além do enxoval neonatal, o grupo confecciona: touquinhas de heróis e princesas para crianças com câncer; turbantes para mulheres em tratamento quimioterápico e almofadas de coração para o conforto pós-operatório de pacientes que passaram por mastectomia.

O objetivo central, segundo a fundadora, é levar acolhimento e esperança nos momentos de maior vulnerabilidade.

O Impacto na Assistência

Para a equipe assistencial, essas doações vão muito além do vestuário; elas ajudam na manutenção da temperatura dos bebês e oferecem um acalento visual para os pais que enfrentam a rotina da UTI.

A Dra. Lara Galvani Greghi, médica responsável pela UTI Neonatal da Santa Casa, expressou a gratidão da Instituição pelo gesto contínuo de Maria Domingas:

“Receber essas doações é um presente para o nosso setor. Essas peças trazem um toque de humanidade e mostram às famílias que existe uma rede de carinho cuidando de seus filhos, mesmo do lado de fora do Hospital. Agradecemos imensamente ao projeto por escolherem a nossa Santa Casa e por aquecerem o coração dos nossos bebês com tanto zelo.”

A Santa Casa de Votuporanga reafirma, através de gestos como este, sua missão de acolher, assistir, desenvolver e gerir com o melhor de todos nós, unindo a competência técnica ao calor da solidariedade.