Valor aproximado da carga gira em torno R$ 400 mil; três adultos e um adolescente foram apreendidos.
Na tarde desta quarta-feira (7.jan), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 468 ampolas de tirzepatida, princípio ativo do medicamento Monjauro, durante abordagem na BR-153, em São José do Rio Preto/SP.
A carga estava sendo transportada de Foz do Iguaçu/PR com destino a Montes Claros/MG. Quatro pessoas foram detidas, três adultos e uma adolescente de 14 anos, que foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de São José do Rio Preto.
A tirzepatida é um medicamento utilizado no tratamento de diabetes tipo 2 e, em algumas indicações internacionais, para controle de peso, geralmente em apresentações injetáveis com dosagens semanais. Nos mercados onde a droga é comercializada legalmente, como no Brasil e no exterior, o seu preço ao consumidor pode variar significativamente conforme a dosagem e a apresentação do produto.
De acordo com a PRF, a mercadoria foi avaliada em mais de R$ 400 mil. Medicamentos adquiridos sem registro sanitário, sem cadeia de frio controlada ou fora de canais autorizados, como produtos trazidos do Paraguai ou de outros países sem fiscalização, representem um risco significativo à saúde da população.
Esses produtos podem estar contaminados, falsificados, com dosagem incorreta ou sem comprovação de eficácia e segurança, o que pode levar a reações adversas graves, agravamento de doenças ou até risco de vida. A aquisição e o uso de qualquer medicamento devem ser feitos exclusivamente por meio de prescrição médica e em farmácias ou distribuidoras autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).





