Presidente do PL é denunciado por crimes contra o Estado Democrático de Direito 

307
Valdemar Costa Neto é denunciado à PGR – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Dirigente partidário se tornou alvo após afirmar que existiam propostas de decretos golpistas “na casa de todo mundo”.


Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, foi denunciado nesta segunda-feira (30.jan) por crimes contra o Estado Democrático de Direito. O dirigente partidário da legenda de Jair Bolsonaro (PL) se tornou alvo de duas representações à Procuradoria-Geral da República e à Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE).

A denúncia é justificada por uma fala de Costa Neto para o jornal O Globo, em que ele declara que havia um documento como o encontrado na casa de Anderson Torres “na casa de todo mundo”. No pedido, a fala evidencia a “necessidade de inclusão do Representado nas investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal”.

O documento citado por Costa Neto é a minuta golpista que gerou a prisão preventiva de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Para o grupo que faz a representação, é necessário investigar a origem, autoria e conteúdo dos documentos citados por Costa Neto. 

Diante da possível violação de Valdemar Costa Neto e pelo Partido Liberal em relação aos fundamentos da criação e funcionamento dos partidos políticos, os advogados que fizeram a representação pedem “investigação para apurar o uso institucional da agremiação em prol de interesses que pretendiam atentar contra o Estado Democrático de Direito, sujeitando a mesma às sanções previstas pela Lei 9.096/95, em especial no seu art. 28”.

*Com informações da band