Polícia Civil deflagra operação contra a ‘guerra de gangues’ e tráfico de drogas em Rio Preto 

22
Polícia Civil deflagra operação contra a 'guerra de gangues' e tráfico de drogas em Rio Preto — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A “Operação Armagedon: A batalha” ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), cumprindo 15 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão.


A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou nas primeiras horas desta sexta-feira (10.out) a 1ª fase da “Operação Armagedon – A batalha”. O objetivo é desmantelar organizações criminosas envolvidas na “Guerra de Bairros”, um conflito armado pela disputa do controle do tráfico de drogas, especialmente na região do bairro João Paulo II, em São José do Rio Preto/SP.

A operação, coordenada pela 3ª Delegacia de Homicídios da DEIC/DEINTER-5, mobilizou 40 policiais civis e 10 viaturas de diversas unidades (DISE, DIG, GOE e SECCOLD).

A ofensiva cumpriu 15 mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão. O saldo da operação desta sexta-feira foi: nove capturas em cumprimento de mandados; uma prisão em flagrante por tráfico de drogas; apreensão de um simulacro de arma de fogo; além da apreensão de 5 porções de cocaína, 3 de maconha, celulares e outros materiais ilícitos.

As diligências se concentraram principalmente nos bairros João Paulo II e Solidariedade, mas se estenderam também a outras áreas apontadas como bases das facções, incluindo Solo Sagrado, Nova Esperança, Santa Clara, Analice, Anchieta e Gonzaga de Campos. 

Estrutura criminosa e prisões anteriores

A investigação revelou uma estrutura criminosa complexa, responsável por homicídios, tráfico e aliciamento de menores. Antes da fase deflagrada nesta sexta-feira, as investigações já haviam resultado em 12 prisões, com a apreensão de três armas de fogo, munições e entorpecentes. Entre os alvos da operação estão criminosos com longas condenações que somam até 14 anos de prisão por crimes como tráfico, porte ilegal e tentativa de homicídio.

A Polícia Civil afirmou que a Operação Armagedon marca o início de um plano estratégico de enfrentamento ao crime organizado, visando reduzir os índices de homicídios e restaurar a segurança pública. Novas fases da operação estão previstas para os próximos meses.