Polícia Civil de Votuporanga dá dicas de segurança

697
Delegacia Seccional de Votuporanga – Foto: Reprodução

Delegado Seccional de Polícia, Marcos Negrelli, orienta quanto a dicas simples de segurança que podem evitar sérios aborrecimentos.


A Polícia Civil de Votuporanga/SP divulgou uma nota com dicas básicas de segurança que podem evitar sérios transtornos em eventos, viagens e até na proteção residencial.

De acordo com o delegado seccional, Marcos Negrelli, em eventos, sempre que possível, se abstenham de utilizar joias como correntinhas e pulseiras, mantendo carteiras, celulares ou outros pertences em bolsos dianteiros das vestimentas. Bolsas devem permanecer sempre à frente do corpo, em especial quando se estiver transitando pelos espaços. Se estiver parado, mantenha sempre atenção às pessoas que estiverem à sua volta.

Orienta para levar apenas o necessário e para desconfiar de esbarrões e empurrões, buscando verificar imediatamente se ainda está na posse de seus pertences após esses eventuais acontecimentos. Reitera ainda que nunca se deve discutir, se necessário, procurar um segurança ou a polícia.

Outra dica é verificar, no momento da chegada ao evento, o ponto exato em que estão as bases policiais e de atendimento médico para eventuais emergências.

A autoridade policial menciona que é importante não deixar o veículo estacionado em locais escuros ou ermos, zelando ainda para que objetos não fiquem à mostra em bancos ou assoalhos. O ideal é confiar o automóvel aos estacionamentos credenciados.

No entanto, afirma que é interessante fazer uso de transporte público ou de serviço contratado, evitando assim congestionamentos e outras dificuldades do trânsito.

Já para aqueles que estarão ausentes de suas residências, Negrelli recomenda que é importante tomar todas as medidas possíveis de segurança enquanto o imóvel permanecer fechado; sendo interessante conversar com pessoas vizinhas de confiança para acionar a polícia caso verifiquem movimentação estranha de indivíduos na rua ou no bairro.

O delegado afirma que, eventualmente, ao perceberem barulho diferente do habitual em imóveis vizinhos ou até mesmo latidos incomuns de cachorros, é conveniente acionar a polícia pois esses animais possuem maior percepção quando algo diferente está acontecendo. Outra dica, é falar antes com o vigilante noturno caso o bairro possua um desses profissionais, para manter maior atenção à residência.

Por fim, relembra que “álcool e direção não combinam” e que registros de furtos ou perda de objetos podem ser efetuados pela delegacia eletrônica através do site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br