Planalto divulga fotos de Lula dois dias após acidente doméstico 

90
Presidente Lula durante reunião no Alvorada nesta segunda-feira — Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto

Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos no sábado (19). O presidente cancelou viagem para a Rússia, e deve participar por videoconferência da Cúpula do Brics.


O Palácio do Planalto divulgou nesta segunda-feira (21.out) as primeiras imagens públicas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o acidente doméstico que o fez cancelar uma viagem para a Rússia. 

Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos no sábado (19). O presidente foi liberado para voltar para casa, mas orientado a cancelar viagens longas pelas próximas semanas – incluindo o embarque para a Rússia, previsto para domingo (20). 

Nesta segunda, Lula despachou do próprio Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência em Brasília. Ele recebeu o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência Celso Amorim. 

Em uma rede social, a conta oficial do petista postou uma das imagens, acompanhada da seguinte legenda: “Reunião do presidente Lula com o ministro Padilha e o assessor especial Celso Amorim, nesta manhã no Palácio do Alvorada”. 

Após a reunião, o ministro Alexandre Padilha afirmou que o presidente “em nenhum momento, teve perda de consciência, desorientação”. “Ele mesmo buscou socorro naquele momento [após o acidente]. A equipe médica fez todos os exames de acompanhamento”, contou Padilha. 

Segundo o ministro, embora Lula esteja autorizado a realizar algumas atividades, caso de reuniões no Palácio da Alvorada, ainda não há previsão de retorno aos compromissos no Palácio do Planalto. 

“Quero passar uma mensagem de tranquilidade, que foi cancelada a viagem por determinação médica para manter essa observação, para evitar uma viagem muito longa, ia trabalhar em fuso horário diferente”, afirmou Padilha. 

Com a viagem cancelada, o presidente participará por videoconferência da Cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia. A delegação oficial será comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. 

Padilha afirmou que Lula manterá contato com o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores). Segundo o ministro da articulação política, falta definir detalhes de como Lula participará das reuniões em Kazan, cujo fuso horário está seis horas à frente de Brasília. 

O presidente fez exames no hospital Sírio-Libanês em Brasília na noite de sábado (19), logo após a queda, e também na manhã de domingo (20). Não há novos exames previstos para esta segunda. 

Outras viagens 

Padilha informou que, até o momento, não há orientação médica para Lula realizar outras viagens. A liberação será feita após avaliações diárias da equipe médica do presidente e de novos exames que ele realizará. 

No próximo domingo (27) ocorre o segundo turno das eleições municipais, e Lula vota em São Bernardo do Campo/SP. 

O presidente planejava participar, no sábado, dos últimos atos de campanha com candidatos aliados em cidades paulistas, a exemplo de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo. 

Segundo Padilha, Lula deve realizar novos exames de imagem (ressonância) nesta terça-feira (22), o que faz parte do “protocolo” de acompanhamento definido pela equipe médica. 

Cúpula por videoconferência 

Com isso, Lula cancelou a viagem que faria para a Cúpula do Brics em Kazan, na Rússia. 

O Ministério das Relações Exteriores informou que o ministro Mauro Vieira chefiará a delegação enviada ao evento. 

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração”, informou a Presidência da República. 

“O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, conclui a nota. 

O evento na Rússia começa nesta terça (22). Na programação, havia expectativa também de reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping. 

Cirurgia há um ano 

Lula tem 78 anos. Há pouco mais de um ano, em setembro de 2023, o presidente fez uma artroplastia total do quadril direito – uma cirurgia para substituir, por uma prótese, a cartilagem desgastada naquela região do corpo. 

Há poucas semanas, quando o procedimento completou um ano, Lula passou por exames de revisão.

↘️Receba o Diário de Votuporanga em seu celular! Acesse: https://chat.whatsapp.com/FZJTkM0ZZDN5Cv12wPQxr3