Apesar de constar no levantamento, Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num eventual cenário de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026. É o que aponta levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (27.ago).
Ao mesmo tempo, Lula empataria com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em outros cenários testados pela pesquisa.
Apesar de constar no levantamento, Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Foram ouvidos 1.680 eleitores em 85 municípios paulistas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro quadro analisado, Bolsonaro tem 38,9% das intenções de voto, enquanto Lula marca 32,9%. A seguir, vem o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), com 8,0%. Os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), têm, respectivamente, 5,8% e 2,2%. O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), que pontua 0,5%, fecha a lista.
Votos em branco, nulo e nenhum são 7,1%. Outros 4,5% não souberam ou não opinaram.
No segundo panorama, Lula e Michelle surgem empatados dentro da margem de erro. O mandatário tem 33,4%, contra 31,5% da ex-primeira-dama. Simultaneamente, Ciro marca 9,9%; Ratinho Jr., 8,3%; e Caiado, 2,9%. Renan Filho conclui a relação com 0,6%.
Brancos, nulos e nenhum somam 8,5%, enquanto 4,9% não souberam ou não opinaram.
No terceiro e último cenário avaliado, Tarcísio e Lula é que aparecem empatados tecnicamente. O governador paulista desponta com 34,3%, ante 32,7% de Lula. Na sequência, Ciro pontua 9,2%; Ratinho Jr., 7,3%; e Caiado, 2,1%. Renan Filho finaliza a correlação com 0,7%.
Brancos, nulos e nenhum correspondem a 8,7%. Já 5,1% não souberam ou não responderam.
*Com informações da CNN Brasil