Pedagogia Unifev promove evento sobre o Dia Mundial da Alfabetização

19
Pedagogia Unifev promove evento sobre o Dia Mundial da Alfabetização - Foto: Reprodução

Painel de discussão realizado no auditório do Câmpus Centro reuniu estudantes da graduação e professoras da rede municipal de ensino de Votuporanga para um importante intercâmbio de experiências entre a academia e a prática docente.


Para celebrar o Dia Mundial da Alfabetização, em 8 de setembro, o curso de Pedagogia da Unifev organizou um evento especial, no auditório do Câmpus Centro, que colocou em debate a importância da leitura e da escrita.

A ação foi focada na experiência prática, reunindo professoras da rede municipal de ensino de Votuporanga e proporcionou um painel de discussão que destacou o papel fundamental dos educadores e o cotidiano da alfabetização em sala de aula, além de discutir metodologias aplicadas e as novas perspectivas da educação básica.

O encontro foi conduzido pela Profa. Esp. Lucila Vieira, do curso de Pedagogia, e as palestras ministradas pelas professoras da rede municipal Tatiana Soares, Tarsila Quatrochi e Mary Nascimento. “A maior alegria com a alfabetização é a formação de cidadãos, contribuindo para o futuro das crianças, das famílias e da própria comunidade”, ressaltou Tatiana.

De acordo com o coordenador, Anderson Bençal Indalécio, o objetivo foi enaltecer a data e promover uma reflexão sobre os desafios da alfabetização nos tempos atuais, valorizando a troca de experiências entre os alunos da graduação e os educadores da rede municipal, conectando a teoria com a prática do dia a dia em sala de aula. “A alfabetização e o letramento fazem parte da vida de todos os indivíduos e nós convidamos professoras que fazem a diferença na escola pública para compartilhar as suas experiências e inspirar os nossos alunos”, destacou.

Para o reitor, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon, o painel reforçou o compromisso da Instituição com a educação e a formação de profissionais qualificados. “Quando somos alfabetizados, descobrimos um mundo novo, e o professor é o incentivador dessa descoberta. Na Unifev, temos orgulho de manter esse vínculo com a educação inicial, pois nós formamos esses docentes”, concluiu.