Peão de rodeio acusado de matar mulher com golpe de machado é condenado a 21 anos de prisão

2638
Foto: Reprodução/Facebook

Suelen Karine Camilo foi assassinada na frente dos dois filhos, no dia 25 de dezembro de 2018, em Votuporanga/SP. Antônio Barbosa dos Santos fugiu depois de cometer o crime, mas foi encontrado e preso meses depois.


O peão de rodeio Antônio Barbosa dos Santos, acusado de matar com golpe de machado a esposa Suelen Karine Camilo, foi condenado nesta sexta-feira (22) no Fórum de Votuporanga/SP, a 21 anos de prisão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado.

O crime aconteceu no dia 25 de dezembro de 2018, na zona rural do município, próximo a Estrada “Adriano Pedro Assi” (Estrada do 27). Antônio, de 41 anos, foi preso meses depois de assassinar Suelen, de 29 anos, na frente dos filhos.

Um vídeo publicado nas redes sociais à época, mostra que o casal passou a véspera de Natal na casa de familiares. É possível ver na gravação que a vítima e o acusado dançavam e se divertiam horas antes do homicídio acontecer.

Investigações feitas pela Polícia Civil apontaram que Suelen queria terminar o relacionamento, mas Antônio não aceitava. A vítima tinha procurado a delegacia duas vezes para prestar queixa de ameaça contra o acusado de cometer o crime.

Antônio foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o júri popular do acusado foi realizado nesta sexta-feira e uma das qualificadoras foram retirada pelos jurados (recurso que dificultou a defesa da vítima).

Foto: Reprodução/Votunews

Após a decisão soberana dos jurados, o juiz presidente do Tribunal do Júri, Dr. Juliano Santos de Lima passou à dosagem da pena: “A culpabilidade do réu é deveras exacerbada e merece ser valorada negativamente. A forma brutal como o réu ceifou a vida da sua companheira demonstra dolo mais intenso, que deve ser punido com maior censurabilidade. O acusado cometeu o delito em questão com golpe de machado, na presença do filho da vítima, adolescente com 14 anos de idade, teve de presenciar, em cena de barbárie e de horror, sua genitora perdera vida. E mais, o assassinato se deu no dia de Natal, após as festividades da ceia de véspera natalina, da qual participaram acusado, vitima, filhos, familiares e amigos e na porta da residência em que a família residia. Urge destacar que, segundo apurado na instrução processual em plenário, foi o filho adolescente que, ao presenciar a cena macabra, teve de pedir a transeunte para socorrer a sua mãe, que já estava sem vida”, diz trecho da sentença.

Por isso, o Antônio foi condenado a 21 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado. Ele segue à disposição da Justiça em um presídio da região.

Em nota, o advogado do acusado afirmou que já recorreu.